Governo de Minas Gerais quer atrair recursos árabes para centro tecnológico


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, teve reunião online com ministros dos Emirados para falar sobre investimentos no estado. Também participaram o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o prefeito de Varginha, entre outros. O município quer atrair recursos árabes para seu centro tecnológico.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, fizeram uma reunião por videoconferência com autoridades dos Emirados Árabes Unidos na última terça-feira (21) para  captar investimentos do país árabe para o estado mineiro.

Participaram o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed Al Nahyan; ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos e presidente do Instituto Masdar, Sultan Ahmed Al Jaber; ministro de Estado para a Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicações do Trabalho Remoto dos Emirados Árabes Unidos, Omar Al Ulama; o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja; além de outras autoridades.

Divulgação

Diversas autoridades árabes participaram da reunião virtual

Em nota, o governo mineiro explicou que apresentou oportunidades no desenvolvimento de projetos e investimentos nas áreas de tecnologia, energia, indústria e inteligência artificial. Em sua conta no Twitter, Mourão declarou que na pauta da conversa com os ministros árabes, também estiveram as relações entre o Brasil e Emirados Árabes Unidos, o Conselho Nacional da Amazônia Legal e o apoio dos Emirados à criação de polo de tecnologia na cidade de Varginha (MG).

Varginha

O projeto no município de Varginha é um Centro de Tecnologia idealizado pelo empresário local, Cleber Marques de Paiva, que é também presidente do Porto Seco Sul de Minas. O centro sustentável irá focar em desenvolver tecnologias industriais e de energia limpa. Segundo o prefeito de Varginha explicou em entrevista à ANBA, a contrapartida ao investimento dos Emirados Árabes deve ser feita em produtos e informações tecnológicas. Entre os produtos a serem comercializados estão minério e café.

Melo explicou, ainda, que o projeto está em fase embrionária, de apresentação da oportunidade aos árabes. Já houve duas reuniões à distância com as autoridades dos Emirados e a expectativa é que seja confirmada a viagem de uma comitiva brasileira ao país do Golfo ainda este ano, possivelmente em setembro.

A Prefeitura de Varginha divulgou que no mesmo dia da videoconferência, ocorreu em Belo Horizonte a uma reunião com informações técnicas do projeto com profissionais da secretaria de governo e dos vereadores varginhenses Leonardo Ciacci e Zacarias Piva, que juntamente com a Prefeitura apoiam o projeto. “Nossa ideia é fazer com que Varginha possa receber este investimento, e consequentemente possa crescer tecnologicamente de forma que as indústrias instaladas no município tenham acesso a tecnologias avançadas dos Emirados Árabes”, disse Vérdi, em nota.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Arabe

Anterior Confira o preço da soja nas praças pelo Brasil
Próximo Exportação de vinhos argentinos cresce 51%