Governo de SC cria linha de crédito especial para apoiar suinocultores independentes


O Governo de Santa Catarina acaba de lançar uma linha de crédito emergencial para minimizar os prejuízos de suinocultores independentes. O Projeto Especial de Subvenção de Juros em apoio à Suinocultura Catarinense irá apoiar o setor produtivo, que enfrenta uma das maiores crises da história por causa do aumento nos custos de produção, principalmente de grãos.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural nesta quarta, dia 27. Criado com recursos do Governo estadual e da Assembleia Legislativa, o projeto de apoio vale para produtores não integrados e enquadráveis nos programas nacionais de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, e de Apoio ao Médio Produtor Rural, o Pronamp.

O secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, explica como os produtores poderão contratar o financiamento:

De acordo com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, os custos de produção chegam a R$ 8 o quilo de suíno, enquanto a comercialização é de cerca de R$ 4,70. Para participar, os produtores devem se inscrever na Secretaria Municipal da Agricultura, que junto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Epagri, irá definir os beneficiados.

Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, com acesso aos mercados mais competitivos do mundo. O estado conta com oito mil suinocultores, sendo que 15% trabalham de forma independente, ou seja, não participam do sistema de integração com as agroindústrias.

 

Anterior Porto do Recife poderá receber embarcações maiores após conclusão da obra de dragagem
Próximo Em feira global, Mapa amplia tratativas para retomar exportação de pescado para a União Europeia