Governo Federal entrega Viaduto sobre linha férrea em Juiz de Fora/MG


O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entregou nesta quarta-feira (23), o viaduto Tupynambás (Engenheiro Renato José Abramo) sobre a ferrovia EF-040, que liga os bairros Santa Teresa e Poço Rico. A obra foi executada pelo DNIT, por meio de um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Juiz de Fora/MG. O empreendimento faz parte de um conjunto de ações para melhorar a segurança do transporte ferroviário no local, cujo histórico de acidentes é bastante elevado, eliminando o conflito entre os trens, demais veículos e pessoas.

A escolha da obra foi feita por meio do Programa Nacional de Segurança Viária em Áreas Urbanas – PROSEFER, que identifica empreendimento prioritários com base em parâmetros estratégicos relacionados a acidentes e fluxo de carga.

“Eliminamos mais um gargalo em Minas Gerais. A conclusão dessa obra irá beneficiar a população diretamente, com mais segurança e evitando acidentes. Esse é mais um compromisso anunciado pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro, que está sendo entregue para sociedade”, destacou o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O novo viaduto vai trazer mobilidade urbana para a população, deixando o tráfego mais ágil no sentido norte e sul pelo binário da Avenida Brasil e desafogando o Centro. Além do viaduto, novos acessos foram construídos e uma importante obra de drenagem de 400 metros de extensão foi feita, a fim de minimizar os alagamentos recorrentes na Rua Osório de Almeida.

O viaduto é composto por duas estruturas de 290 metros cada, ambas com duas pistas (cada uma operando em uma mão) e passarela de pedestres. A obra conta ainda com duas ruas novas, uma com acesso por meio da Rua Osório de Almeida e outra com saída para a Av. Francisco Valadares. O investimento total da obra foi de R$17.325.015,24.

No ano passado, o DNIT entregou a alça do viaduto Augusto Franco, que melhorou a fluidez do tráfego na região da Praça Antônio Carlos. E a autarquia pretende entregar no 1º semestre de 2021, o viaduto “Helio Fádel Araujo”, que se encontra em execução.

PROSEFER – É o Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas do DNIT que realiza estudos e pesquisas para definir ações e intervenções necessárias visando o aumento da segurança e melhoria nas operações ferroviárias em locais de interferência com áreas urbanas e rodovias, com reflexos positivos nas condições de transporte e mobilidade.

 

Anterior Porto de Santos receberá R$ 6,4 bilhões em investimentos com novas obras e arrendamentos
Próximo Série de recordes consolida bom ano dos portos de Paranaguá e Antonina