Granéis sólidos e líquidos atingem maior movimentação para o mês de agosto


Os portos brasileiros movimentaram o maior volume para o mês de agosto, chegando a 131,8 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 7,81%. Esse é o sexto mês seguido de recorde mensal na movimentação portuária total.

Os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) também mostram outros recordes para o mês de agosto: as movimentações de granéis sólidos, líquidos e de cargas conteinerizadas.

Foram movimentados 32,5 milhões de toneladas de granéis líquidos no oitavo mês do ano, um crescimento de 25,27%, enquanto os granéis sólidos movimentaram 79,9 milhões, um aumento de 4,55%.

As cargas conteinerizadas atingiram movimentação de 14,2 milhões de cargas conteinerizadas, uma alta de 7,12%, isso representa 1,3 milhão de TEUs – desse total, 0,9 milhão de toneladas foram movimentadas em longo curso e 0,4 milhão por cabotagem.

Mercadoria e navegação

Ao longo do mês de agosto, as cargas que tiveram a maior movimentação foram: Minério de Ferro, com movimentação de 42,2 milhões de toneladas e crescimento de 11,36%; Petróleo e Derivados (Óleo Bruto) que atingiu movimentação de 22,5 milhões e alta de 33,4%; e Milho que movimentou 10,7 milhões e avançou 3,42%.

Em relação à navegação, foram registrados mais recordes para agosto. A movimentação de cargas de longo curso chegou a 95,4 milhões de toneladas no oitavo mês de 2025, alta de 5,48%; e a navegação interior movimentou 8,1 milhões e cresceu 14,42%.

Por sua vez, a cabotagem teve movimentação de 28,2 milhões de toneladas de cargas e crescimento de 15,07%. Essa alta se justifica pelo crescimento nas 10 principais mercadorias que são transportadas por esse tipo de navegação, especialmente o óleo bruto de petróleo.

Portos Públicos

Os portos públicos movimentaram 45,8 milhões de toneladas de cargas em agosto de 2025. O número representa um acréscimo de 1,65% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Um recorde para o mês.

Entre os 20 portos públicos que mais movimentam no país, o com maior crescimento percentual foi o Porto de Santana (AP). O aumento foi de 25,2%, em comparação com o oitavo mês de 2024, e a movimentação atingiu 0,4 milhão de toneladas.

Terminais Privados

Nos terminais autorizados houve um crescimento de 11,41% na movimentação em relação a agosto do ano passado. O setor movimentou 86 milhões de toneladas de cargas, a maior movimentação registrada para o oitavo mês do ano, desde o início da série histórica.

Entre os 20 TUPs que mais movimentaram em agosto, o com o maior crescimento de movimentação, comparado ao mesmo mês do ano passado, é o Porto Sudeste (RJ) com uma alta de 136,03%. O terminal movimentou 3,9 milhões de toneladas de cargas.

Painel Estatístico

Painel Estatístico da ANTAQ está disponível no site da Agência e pode ser acessado via smartphones e tablets. Na consulta eletrônica, podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.

Anterior APS inicia nova obra na perimetral do Porto de Santos
This is the most recent story.