LIDE SC reúne líderes empresariais em debate sobre inovação e empreendedorismo em Balneário Camboriú


Trazendo como tema “Empreendedorismo e cidades inteligentes” o LIDE Santa Catarina, realizado nesta quinta-feira (05), no Balneário Shopping, reuniu empresários e representantes do poder público para debater questões que englobam a sociedade, como inovação na forma de gerir, Inteligência Artificial nos negócios e impacto ambiental em Santa Catarina. O objetivo do evento foi de apresentar iniciativas e buscar soluções para problemas que são comuns a todos.

A superintendente do Balneário Shopping, Fernanda Flávia, abriu a manhã destacando o apoio ao evento e reforçando que o shopping, como referência de consumo e lifestyle dentro do estado, é um propulsor também do desenvolvimento econômico e social da região. “Receber o LIDE é motivo de satisfação, este ambiente onde ocorrem trocas qualificadas de temas inspiradores, nos instigando a buscar modelos de gestão cada vez mais eficientes e impactando diretamente o nosso trabalho”, comenta.

Na abertura do evento, o presidente do LIDE em Santa Catarina, Delton Batista, explicou que a intenção em reunir o grupo foi debater e compartilhar visões empresariais de uma maneira mais ampla, para além do ponto de vista tecnológico da cidade inteligente. “Nosso objetivo é abordar também outras esferas, por exemplo, a saúde, mobilidade, segurança. Apresentar como as pessoas lidam e empreendem dentro desses campos”, comenta.

Para isso a apresentação contou com profissionais de diferentes setores além de autoridades, como a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, que abordou a aptidão de Balneário Camboriú – uma cidade que vive do turismo e comércio – ser reconhecida, também, por sua capacidade de inovação. Como exemplo, Juliana falou de forma inédita sobre uma parceria entre a prefeitura e uma empresa privada, que transformará o lodo (resíduo sólido) do tratamento de esgoto da cidade, em pedra, podendo reutilizar o material na pavimentação de ruas.

Quem também falou sobre saneamento básico e apresentou índices de alerta para Santa Catarina foi a presidente da Aegea SC e presidente do LIDE Sustentabilidade, Reginalva Mureb. Conforme ela ressalta, 73,9% dos catarinenses não têm coleta de esgoto e apenas 31,3% do esgoto gerado no estado é tratado. “Mais do que operar sistemas, estamos de fato envolvidos com as comunidades onde atuamos, em 15 estados brasileiros. O uso da tecnologia, da energia limpa e o impacto ambiental que isso traz para a sociedade, já é inovação”, complementa.

A manhã contou com a presença, ainda, do diretor comercial e marketing da Appel Home, Rafael Berwanger, que abordou a história da indústria de Brusque trazendo o case de superação e um olhar atento aos colaboradores. O CEO da Sun Business Branding G5, João Satt, também contribuiu com o evento trazendo experiências internacionais de inovação no mercado imobiliário e como as tendências podem chegar em nossa região, assim como o CEO da Betha Sistemas, Aldo Garcia, que falou da importância do poder público assumir a inteligência em seus processos, transformando a vida dos cidadãos ao agilizar documentos e a comunicação entre departamentos, por exemplo.

Antes de encerrar, Delton reforçou que a proposta de todas as reuniões do LIDE é de reunir os debates e apresentações em um manuscrito, que será apresentado aos candidatos políticos do estado em 2026 como forma de ressaltar, sob diferentes óticas, as necessidades mais urgentes de Santa Catarina. 

 

Anterior Porto do Itaqui recebe Caravana da Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos
Próximo Sepetiba Tecon amplia operações com novo serviço da COSCO SHIPPING Specialized