Log-In realiza primeira operação no píer flutuante provisório do Grupo Chibatão em 2026


A Log-In Logística Integrada realizou na terça-feira (27) sua primeira operação de 2026 no píer flutuante provisório do Grupo Chibatão, em Itacoatiara (AM). A atividade marca mais uma etapa da parceria entre as empresas para enfrentar os desafios da navegação durante a estiagem e dar continuidade ao transporte de cargas para o Amazonas.

O navio Log-In Endurance chegou com 2.212 TEUs, medida equivalente a contêineres de 20 pés. A operação envolveu o transbordo de 175 contêineres para balsas, em um procedimento de alívio de carga. A retirada de parte da carga reduz o calado da embarcação, permitindo que ela prossiga até Manaus em condições compatíveis com as restrições de navegação.

Para o Diretor-Executivo de Navegação da Log-In, Felipe Gurgel, a operação é resultado de um planejamento construído ao longo do ano com o terminal portuário. “Essa operação é um marco desse ano na operação da Log-In. Foi um trabalho feito ao longo de muito tempo, ao longo desse período, desse ano, em conjunto com o Grupo Chibatão. E hoje a gente está concluindo essa etapa”, afirmou.

Clientes da armadora também foram convidados a acompanhar a movimentação em Itacoatiara. Em sua primeira visita ao píer provisório, Gurgel destacou a engenharia empregada na estrutura e o funcionamento da operação. “Eu achei fantástico. É um projeto de engenharia extraordinário”, declarou. “Realmente é apaixonante, para quem gosta de logística, ver essa operação funcionando como está funcionando.”

O Diretor-Executivo geral do Grupo Chibatão, Jhonny Fidelis, ressaltou a participação da empresa desde o início da iniciativa. “A Log-In foi uma das primeiras parceiras desse projeto, ainda em 2024, e teve um papel importante ao acreditar nessa solução. Recebê-la novamente no píer demonstra a confiança no trabalho que construímos juntos. Agradecemos essa parceria e a oportunidade de colocar nossa estrutura a serviço de uma empresa tão importante para a logística do Amazonas”, destacou.

Estrutura preparada para a estiagem

O píer chegou a Itacoatiara em 18 de setembro, após iniciar o deslocamento de Manaus no dia anterior. A solução foi utilizada pela primeira vez em 2024 e permite adaptar o transporte de cargas às condições dos rios. Nas operações de alívio, parte das mercadorias segue em balsas, enquanto os navios continuam a viagem com menor calado. O modelo oferece uma alternativa para atender às necessidades dos armadores e contribuir com o abastecimento da indústria e do comércio amazonense.

Com 277,5 metros de extensão, o píer conta com três guindastes para movimentação de cargas e um equipamento de apoio. A operação foi estruturada para funcionar 24 horas por dia, com aproximadamente 150 profissionais, reunindo infraestrutura e equipes para atender às demandas do período de estiagem.

Anterior Tecon Santa Clara completa dez anos como referência em logística multimodal no Rio Grande do Sul
Próximo Porto de Santos bate marca anual histórica em setembro