A Logistique 2025 confirma a presença de Thiago de Aragão, um dos principais especialistas em geopolítica do Brasil, como palestrante no primeiro dia do Logistique Summit, congresso técnico realizado em paralelo à feira. Mestre em Relações Internacionais pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, Thiago vive atualmente em Washington e atua com análise de risco político, redes de influência e cenários internacionais. Ele será um dos destaques do Summit Logistique 2025.
O especialista defende que, em um mundo em constante transformação, compreender os impactos geopolíticos deixou de ser exclusividade de diplomatas e economistas e se tornou ferramenta essencial de planejamento estratégico para empresas. Antecipar riscos regulatórios e comerciais, entender realinhamentos globais e identificar mercados em mudança são hoje diferenciais competitivos. É sobre essa integração entre inteligência geopolítica e estratégia corporativa que o Thiago irá tratar em sua palestra.
“O acirramento da rivalidade entre Estados Unidos e China está redesenhando rotas, revisando dependências e acelerando a regionalização e a diversificação de fornecedores. É uma transformação estrutural que exige leitura geopolítica apurada e adaptação ágil do setor privado”, afirma Aragão.
Segundo ele, o comércio global ocupa o centro desse novo tabuleiro. “Tarifas, restrições tecnológicas e a reconfiguração de blocos e acordos moldam um cenário fragmentado, mas repleto de oportunidades para quem souber se posicionar com inteligência. A logística assume um papel estratégico, agregando resiliência, eficiência e vantagem competitiva às empresas”, avalia.
Para o especialista, o Brasil tem uma oportunidade única neste contexto: “Podemos nos tornar uma alternativa geopolítica na diversificação de cadeias produtivas, sobretudo em áreas como alimentos, energia, minerais críticos e produtos industriais. Mas isso só se concretiza com visão estratégica, investimentos corretos em infraestrutura e capacidade institucional de se posicionar com assertividade”.
Diretor de estratégia da Arko Advice, Thiago de Aragão é também pesquisador associado do Institut de Relations Internationales et Stratégiques (França), co-editor do Brazilian Politics Podcast e membro do conselho da Fight Cancer Global Organization. Com ampla experiência em consultoria para empresas, fundos de investimento e agências de risco, é reconhecido por suas análises sobre os cenários político e econômico do Brasil e da América Latina.
“A curadoria do Summit está cada vez mais apurada, e é uma grande honra receber o Thiago, um dos maiores nomes brasileiros em relações internacionais”, destaca Leonardo Rinaldi, diretor-geral da Logistique. Karine Marmitt, diretora executiva da feira, ressalta que o evento ganha ainda mais relevância num momento em que o comércio internacional enfrenta novos desafios.
“A presenta de Thiago de Aragão, que vem dos Estados Unidos trazer sua expertise para a edição deste ano da Logistique, só engrandece o evento”, afirma Karine. A expectativa de crescimento da edição de 2025 da Logistique é de 60% em relação à edição anterior, com mais de 200 expositores e 16 mil visitantes.
Logistique 2025 em BC: posição estratégica
Com localização estratégica no Expocentro Júlio Tedesco, ao lado do principal entroncamento rodoviário do Sul e próximo aos portos de Paranaguá, Itajaí, Navegantes, Itapoá e São Francisco do Sul, além de estar a menos de 200 km dos aeroportos de Florianópolis, Curitiba, Navegantes e Joinville, a Logistique se consolida como o maior evento de logística da região.
Balneário Camboriú também se destaca no cenário econômico. Em 2024, Santa Catarina teve a maior taxa de crescimento do País, com avanço de 5,7%, segundo o Banco Central, superando a média nacional de 3,8%. A projeção para o PIB estadual em 2025 é de 5,3%, a segunda maior da década. “Com crescimento expressivo, nova localização aprovada pelo mercado e impacto direto na competitividade das empresas, a Logistique 2025 promete ser um evento imperdível para o setor”, finaliza Rinaldi.