Ministérios da Indústria e Comércio do Brics reafirmam compromisso com o desenvolvimento sustentável


Representantes de ministérios da Indústria e do Comércio dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reafirmaram, nesta segunda-feira (7), o compromisso de trabalho em cooperação com o objetivo de promover o crescimento industrial, de comércio, serviços e investimentos, para o desenvolvimento sustentável dos países do bloco. Em encontros virtuais, foram aprovadas duas declarações conjuntas durante a 7ª Reunião dos Ministros da Indústria do Brics e a 13ª Reunião dos Ministros do Comércio do Brics, presididas pela África do Sul.

Representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o secretário executivo Márcio Elias Rosa ressaltou que o fortalecimento do Brics é um objetivo permanente do Brasil e que o bloco é um instrumento valioso para moldar o futuro e a vencer os inúmeros desafios dos países em desenvolvimento. “O desafio que se coloca neste momento é o de promover o desenvolvimento econômico amparado na inovação, na descarbonização e na inclusão responsável, sob o aspecto social e sob o aspecto ambiental”, disse o secretário.

As reuniões dos ministros da Indústria e do Comércio antecedem o encontro de cúpula do bloco, que será realizado entre 22 e 24 de agosto em Joanesburgo, África do Sul.

Declaração dos ministros da Indústria

Com o tema “Transformando sistemas de produção e construindo cadeias de suprimentos industriais sustentáveis”, os representantes dos ministérios da Indústria aprovaram uma declaração conjunta que reforça, entre outras coisas, a importância de cooperação técnica na área da indústria 4.0, que impacta diretamente o cenário de emprego e educação.

Com a chamada Quarta Revolução Industrial, causada pelas mudanças de tecnologia, o documento destaca a necessidade de trabalhar a inovação na qualificação profissional. Além da requalificação dos profissionais atuais, é preciso preparar a força de trabalho do futuro, com apoio ao aumento do emprego para jovens, destaca o documento.

Neste ano, a PartNIR (Parceria sobre a Nova Revolução Industrial) do Brics realizará o 5º Fórum do BRICS, o Concurso de Inovação Industrial, a Exposição da Nova Revolução Industrial 2023, que visam facilitar a cooperação entre os países do BRICS no campo da indústria 4.0.

Declaração dos ministros do Comércio

Realizada em seguida ao encontro do setor industrial, a 13ª Reunião dos Ministros do Comércio do Brics debateu o tema “BRICS e África: Parceria para Crescimento Mutuamente Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”.

Na declaração conjunta, os países se comprometeram em implementar o Mecanismo de Cooperação em Política Industrial do Brics (BIPCM), para permitir e apoiar a diversificação das cadeias de suprimentos para resiliência e desenvolvimento sustentável.

Na área de Micro, Pequenas e Médias empresas (MPME), a declaração destaca que os países vão facilitar o intercâmbio de missões empresariais e a promoção de reuniões setoriais específicas entre empresas MPMEs, para melhorar a cooperação entre empresas e ajudar a iniciar alianças comerciais sustentáveis.

“Concluo dizendo que o Brasil está preparado para avançar no aprofundamento da nossa cooperação na indústria e no comércio. O fortalecimento do Brics é nosso objetivo permanente de modo que alcancemos, juntos, a prosperidade, a inclusão, a equidade e a paz”, finalizou o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa.

Anterior Com 12,9 milhões de toneladas em sete meses, Corredor de Exportação tem novo recorde
Próximo Porto Itapoá bate recorde mensal de movimentação pela terceira vez em 2023