Missão ao Golfo rende boas conexões a brasileiros


Os empresários brasileiros que participaram de missão a países do Golfo neste mês relataram boas perspectivas a partir da viagem. A missão foi promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e levou empresários aos Emirados Árabes Unidos e Catar entre o final de outubro e início de novembro. A delegação incluiu 11 companhias brasileiras. Na foto acima, brasileiros são recebidos na Autoridade da Zona Franca do Catar.

Para o sócio da Ecotrading, Flavio Quintanilha, que integrou o grupo, a missão foi “muito proveitosa, seja pelo aprendizado, seja pelo networking”. A empresa exporta há 13 anos e atua com a logística para produtos que vão desde commodities, até bens de capital e bens industrializados.

A expectativa de Quintanilha, agora, é retomar exportações de suco de laranja a partir dos contatos que está estabelecendo no Oriente Médio. “Trabalhamos com esse produto antes da pandemia e exportamos para a América Latina e alguns países da África. Atualmente não fazemos mais essa linha, mas esperamos retomar com as negociações com países árabes”, afirmou ele.

Os contatos estabelecidos na missão devem gerar bons frutos, segundo o sócio. “Diretamente, [tivemos] pelo menos oito contatos produtivos no total. Indiretamente, todos”, afirmou Quintanilha. O mercado do Oriente Médio ainda é inexplorado pela companhia, mas já há países árabes na lista de destinos, caso do Egito.

Escritório no Golfo

Já a Intercroma atua tanto com exportação de madeira de reflorestamento, quanto com importação de produtos químicos. A madeira tem como destino a produção de artigos como pallets e afins em países como Catar, Emirados, Kuwait e Arábia Saudita, e o interesse é aumentar esse volume de exportações.

Rodrigo Biscaia, gerente de compras da divisão de químicos da Intercroma, explica que nesse setor o foco é, principalmente, nas indústrias de tintas e de espumas, que fabricam colchões e travesseiros. “Importamos e distribuímos no Brasil os insumos. Vários países da região do Golfo são fornecedores, como Emirados, Arábia Sauditas e Kuwait. A ideia é prospectar novos fornecedores, como o Catar”, explicou, lembrando que a espuma é um dos produtos da indústria do petróleo.

Outro objetivo da companhia é usar a região como um polo logístico. “Seja nos Emirados, ou até mesmo no Catar [podemos] usar as free zones. Um projeto é de ter escritório e depósitos. Assim, posso exportar do Brasil a madeira e não fico dependendo tanto do navio, porque vou abastecendo meu estoque. E daqui, do Oriente Médio, compramos [os químicos] e à medida que Brasil vai precisando, vamos embarcando. É um hub de duas mãos”, disse.

Essa foi a primeira viagem que a Intercroma faz junto à Câmara Árabe, da qual é recém associada. “A missão foi bastante proveitosa. A Câmara Árabe está abrindo esses contatos. É uma recepção de tapete vermelho. Você tem acesso aos mais altos escalões das entidades. Fizemos muitos contatos, principalmente com órgãos governamentais e escritórios de advocacia. Só isso já pagou todo investimento”, declarou Biscaia sobre o que chamou de ‘aceleração dos contatos’.

Conhecimento de mercado

A Indústrias Almina, do setor de alimentos, também participou pela primeira vez da missão. “Foi muito bom. Uma experiência importante. Fomos lá para conhecer o mercado, entender a situação e como trabalhar para poder atender o mercado do Oriente Médio e nos adequar. Eles têm sistema do halal, exigido até no nosso molho de shoyu. E temos que nos adequar nesses aspectos”, afirmou o sócio da Almina, Ali Mohamed El Turk. A certificação halal atesta que o produto é próprio para o consumo de muçulmanos.

Para El Turk, a missão serviu para ampliar o conhecimento e contato com autoridades e o mercado local. “Temos a perspectiva agora de participar da Gulfood. Depois, o resto vem na sequência. De volta ao Brasil, vamos colocar tudo na ponta do lápis, o que vimos, o que levantamos e, baseado nisso, montar uma estratégia de mercado”, afirmou ele. A Gulfood é a maior feira de alimentos do Oriente Médio e acontece em Dubai.

Além das empresas citadas acima, participaram da programação no Catar a Cacau Foods do Brasil, Fambras Halal, Distillerie Stock do Brasil, Zoo Flora, OTC e Falcafé. Nos Emirados Árabes estiveram também representantes da JCF Embalagens e da Bendita Mandioca.

Fonte: ANBA

 

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