MPor faz visita ao Porto de Houston para troca de experiências


Durante visita oficial ao Porto de Houston, no Texas (Estados Unidos), a secretária executa do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, integraram a comitiva brasileira que tratou sobre as estratégias de intercâmbio de conhecimentos em âmbito internacional, visando subsidiar a elaboração de propostas de melhorias ao setor portuário nacional.

A ação foi promovida pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e contou com mais de 60 integrantes, entre executivos do alto escalão de empresas e representantes do setor portuário brasileiro, além de autoridades governamentais

Ao longo da semana, os participantes fazem uma imersão no porto de Houston, referência em qualidade de infraestrutura e de serviços, ferrovia de integração e energias renováveis. A missão está sendo liderada pelo diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, e tem como anfitrião John Moseley, Chief Commercial Officer do porto de Houston e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Texas

O objetivo é subsidiar a elaboração de propostas de melhorias ao setor portuário nacional, que vem sendo conduzida pela Associação. De acordo com Jesualdo Silva, as propostas irão contribuir com o poder público para a promoção de um ambiente portuário com mais previsibilidade, segurança jurídica e propício a novos investimentos.

A missão brasileira cumpre uma extensa agenda relacionada a temas como: aspectos regulatórios das atividades portuárias; modelos de exploração da infraestrutura do porto; negócios portuários ligados ao segmento de petróleo e gás; governança da autoridade e dos negócios portuários; iniciativas para a geração e utilização de fontes renováveis de energia e projetos para acelerar a descarbonização; entre outros assuntos.

Alex Ávila, ser relevante ao Brasil essa troca de experiências.“ Neste fórum, o setor todo está representado e engajado em buscar conhecimento e melhorar rotinas, de modo a colocar os portos brasileiros em lugar de destaque nos cenários nacional e internacional”, afirmou.

O que é

A ABTP  representa o setor portuário brasileiro, com 93 empresas associadas, que são detentoras de mais de 241 terminais portuários, sendo 132 arrendamentos e 92 TUPs, distribuídos em 22 estados brasileiros. Juntas, as empresas são responsáveis por mais de 76% de toda a movimentação portuária nacional e representam 19% do PIB brasileiro (dados de 2022).

Anterior Senado Federal aprova linha de crédito para fortalecimento da aviação brasileira
Próximo Governo Federal compra mais de 260 mil toneladas de arroz para estoques públicos