MRS e Bracell inicia operação no complexo intermodal de pederneiras


Primeiro terminal ferroviário do complexo é dedicado ao transporte de celulose da multinacional, e tiveram investimentos de R$ 58,5 milhões.

Neste mês de setembro, MRS e Bracell iniciaram as operações no mais novo Complexo Intermodal do país, situado no município de Pederneiras/SP. Este é mais um projeto robusto da MRS voltado ao aumento do transporte de Carga Geral pela ferrovia. O Complexo Intermodal de Pederneiras permite conectar, tanto a produção daquela região, quanto outras importantes regiões dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo através da Hidrovia Tietê-Paraná em direção aos grandes centros consumidores da Região Sudeste e aos principais portos exportadores, como Santos e portos do Estado do Rio de Janeiro.

Nessa primeira fase, a MRS investiu na construção do pátio ferroviário, melhoria nos acessos rodoviários, num terminal dedicado ao manuseio de celulose, que será operado exclusivamente pela Bracell, e na aquisição de novas locomotivas. Com a iniciativa, o Complexo está apto para receber novos terminais com tempo de implantação ainda menor e, portanto, abre oportunidades para todo tipo de carga e clientes no curto prazo.

— Aqui, na MRS, já estamos investindo, há alguns anos, na diversificação do mix de cargas transportadas pela nossa ferrovia. Ter espaços como o Complexo Intermodal, em Pederneiras, é essencial para isso. A localização privilegiada e todo apoio que temos recebido da prefeitura local nos dá a certeza de que muitos novos negócios surgirão, em breve, por aqui. Com a renovação antecipada da nossa concessão que está por vir, ainda pendentes as análises finais da ANTT, Ministério da Infraestrutura (MInfra) e Tribunal de Contas da União (TCU,) vamos construir mais polos multimodais como esse em outras regiões estratégicas — diz o presidente da MRS Logística, Guilherme Mello.

O primeiro terminal em atividade no complexo é exclusivo para o escoamento da celulose produzida pela Bracell em Lençóis Paulista. Esse terminal dispõe de armazém com 9,6 mil m2, destinado à recepção, estocagem, manuseio e expedição de celulose, carga que chegará ao terminal em veículos rodo-trem tipo sider a uma frequência estimada de 7 ou 8 veículos por hora. As composições MRS com a celulose Bracell saem de Pederneiras e percorrem cerca de 510 km pela ferrovia até o Porto de Santos.

Para Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell SP, a logística intermodal, tendo a ferrovia como o principal meio de escoamento da produção, traz benefícios ao negócio da empresa. — É um modelo aderente aos padrões de meio ambiente e sustentabilidade adotados pela Bracell. A multimodalidade garante redução no volume de emissões atmosféricas no escoamento da produção. Além disso, as operações logísticas por ferrovia trazem previsibilidade, segurança para a carga e criam oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos — diz o executivo.

Projeto de grande porte — O Complexo Intermodal de Pederneiras fica numa área de 448 mil m2 e é voltado para o transporte de Carga Geral. As cargas chegarão até a cidade pela rodovia ou pela Hidrovia Tietê-Paraná e seguirão em trens MRS com expressivos ganhos ambientais aos clientes, principalmente com menor emissão de CO2. Foram construídos pátio ferroviário com 5,77 km de linhas, novos acessos rodoviários ao local e uma extensão da estrada municipal, garantindo segurança aos motoristas e à operação logística.

O espaço deve ter, em breve, mais armazéns e terminais de transbordo para recebimento de diferentes cargas, se posicionando como importante alternativa logística para empresas do interior de São Paulo e estados do Centro-Oeste. O Complexo terá funcionamento setes dias por semana e 24 horas por dia. A estimativa é ter uma equipe de 30 a 40 pessoas, por turno, trabalhando no local.

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