No Porto Itapoá, a automatização de dados e indicadores potencializa estratégias e tomadas de decisão


Considerado um dos terminais mais eficientes da América Latina e um dos maiores do País na movimentação de cargas conteinerizadas, o Porto Itapoá conquista destaque e resultados positivos com a automatização de dados e indicadores.

O processo, que iniciou com a implantação de um software de controle de gestão, tomou corpo e atualmente conta com uma plataforma de análise de dados, o Tableau Software.

Por lidar diretamente com números e estratégias, o setor escolhido para estrear este trabalho foi o Comercial. Atuam também neste projeto o setor de Estratégia e Inovação e a Diretoria – que recebe os dados, agora automatizados, e os transforma em decisões e ações específicas.

Foco na inovação

Rafael Frederico Pereira, supervisor de Estratégia e Inovação no Porto Itapoá, conta que até pouco tempo o Porto gerava muita informação e elas não eram totalmente aproveitadas. Junto de sua equipe, ele identificou oportunidades de melhoria – como agilidade, inteligência de dados e segurança – a partir da automatização dos indicadores.

Rafael conta que o processo iniciou com a aquisição de um software de controle de gestão, o SAP 4/HANA e, após a consolidação da base de dados, teve continuidade com a implantação do Tableau, plataforma de Business Intelligence líder do mercado, responsável pela análise e interpretação de dados para a identificação de oportunidades e riscos. Hoje, a estrutura também converge com o Data Warehouse, ou DW, um ambiente que agiliza e facilita os processos.

Ganhos com a automatização

Os relatórios demandavam muito tempo da equipe e, com a automatização, as informações foram inseridas em plataforma online, no servidor, e ganharam segurança. O time comercial passou a acessar a informação atualizada em D-1, ou seja, dados com informação até o dia de ontem.

“Ágil, interativo e visual, o Tableau analisa dados com rapidez e segurança. Logo percebemos suas vantagens em relação ao processo mecânico e a ferramenta se tornou estratégica para as tomadas de decisão no Porto Itapoá”, afirma Rafael.

Renata Saraiva Rodrigues, supervisora de Planejamento Comercial, elogia o trabalho da equipe ÁXE Tecnologia. Ela relata que ao repassar uma necessidade, a equipe ÁXE escuta, entende e traz uma solução. Ela comenta que mudanças que não estavam no escopo inicial são comuns, pois, só com a utilização e experimentação, a equipe vai percebendo a necessidade de ajustes. “Admiro o trabalho da ÁXE, pois eles fazem questão de estudar cada cliente e seu processo, que é bem específico. E eles estão sempre disponíveis para atender nossas solicitações”, atenta Renata.

Rafael confirma que para inovar a companhia deve trabalhar diversos alicerces e ter processos bem estruturados, indicadores automatizados e disponíveis para medir os resultados dos processos e o impacto que a inovação traz. “Automatização dá a informação correta e com agilidade, o que faz toda a diferença para a tomada de decisão. Iniciamos com a área Comercial e já estamos nos organizando para ampliar”, reitera.

O valor do tempo

Renata conta que automatizar os indicadores trouxe agilidade e eficiência à área comercial, que agora pode trabalhar com mais planejamento, estratégia e análise. “Ainda temos muito a melhorar, mas uma coisa é certa, é muito importante trabalhar com dados.  Quantidade e qualidade que geram informações estratégicas, com rapidez, veracidade e confiabilidade. Conquistamos uma visão global do Porto Itapoá. Essa percepção é unânime. A equipe comercial ganhou autonomia e velocidade para tomada de decisão junto ao cliente”, finaliza.

Início

Em março de 2020, a utilização do Tableau ganhou força no Porto Itapoá, quando o atendimento e o suporte passaram a ser realizados pela ÁXE Tecnologia. O Projeto teve início com o alinhamento dos indicadores que seriam trabalhados e as ações eram realizadas por etapas, em escopos ou projetos separados. Tudo era aprovado individualmente, checado e, na sequência, acontecia a liberação para a etapa seguinte.

Aos poucos, os gestores do Porto perceberam os benefícios que a automatização de dados traz e, no fim de 2020, iniciaram um trabalho completo e contínuo, com um profissional da ÁXE Tecnologia dedicado e uma equipe de apoio preparada para dar suporte ao atendimento do Porto Itapoá. Uma particularidade desta ação é que, por causa da pandemia, todo o projeto e atendimento da ÁXE Tecnologia ao Porto Itapoá é realizado de forma remota, desde o início.

Entrega personalizada

Para a ÁXE Tecnologia, cada empresa é única e cada cliente é atendido conforme as particularidades de seu negócio. Tudo é personalizado, desde a estratégia, até a eleição de prioridades, a criação da proposta de atendimento, as análises, as interações, o desenho dos painéis, a segmentação, a busca de dados, o desenvolvimento e a execução. “A equipe ÁXE é ágil e está sempre à disposição. Atende as nossas necessidades com proatividade e apresenta soluções criativas”, enaltece Rafael.

Atendimento

Alexandre Borges, sócio da ÁXE Tecnologia e gestor do atendimento ao Porto Itapoá, destaca que o uso do Tableau e do DW potencializaram uma virada de chave no consumo de dados. “É comprovado! A gente percebe diferenciais e excelentes oportunidades a partir da análise dos dados”, confirma. Borges aproveita para valorizar a equipe ÁXE, que é comprometida com o sucesso do cliente, com suporte positivo e sempre disponível.

“Uma coisa é certa! O nosso sucesso é o sucesso do cliente. Sabemos que é só estando junto do cliente que entendemos suas reais necessidades, percebemos e criamos soluções a partir dos dados. Muito orgulho da equipe ÁXE!”, finaliza Borges.

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