Petrobras está vendendo as suas empresas e campos de petróleo, mas por qual motivo?


A Petrobras concordou em vender sua participação de 40% na empresa de GNL (Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda) para a White Martins Gases Industriais Ltda. por um preço não divulgado. O contrato de venda inclui um acordo para encerrar disputas societárias e arbitragem entre as empresas e ajustes aos termos de venda de gás pela Petrobras. A venda dos campos de Petróleo aguardam aprovação das autoridades de concorrência.

Por qual motivo a Petrobras está vendendo seus campos de petróleo?

As vendas das empresas e campos de Petróleo são parte dos esforços da empresa em vender ativos não essenciais e se concentrar na produção de seus ricos campos de petróleo de águas profundas nas costas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa também está vendendo oito refinarias e, no ano passado, vendeu parte de sua participação na operadora de postos BR Distribuidora SA. A Petrobras ainda detém mais de 35% da empresa global e de postos de gasolina espalhados ao redor do Brasil, os planos de vender o restante foram suspensos.

Petrolífera deseja se manter competitiva no mercado

A Petrobras deve seguir legislação específica que visa manter a comercialização de ativos competitiva, inclusive com licitações diferenciadas. As vendas também estão sob escrutínio de entidades governamentais.

Por fim, a Petrobras considerou as ofertas baixas nas venda dos seus campos de petróleo e está pedindo aos licitantes que aumentem os preços da refinaria do Paraná. Mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprove as vendas, a Petrobras não descarta ficar com os ativos se os preços não atenderem à faixa mínima definida por sua equipe técnica interna.

Por Waldemar Medeiros (Click Petróleo e Gás)
Anterior CNA discute extinção do adicional do frete para a renovação da Marinha Mercante
Próximo Empresa alemã compra estaleiro em Itajaí para construir navios da Marinha