Porto de Imbituba entrega projeto de recuperação, reforço e ampliação do Cais 3 para avaliação da Marinha


A obra de melhoria do Cais 3 do Porto de Imbituba deu mais um passo. A SCPAR Porto de Imbituba protocolou nesta terça-feira (26) o projeto de recuperação, reforço e ampliação do berço 3 na Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna. A formalização do pedido de análise e aprovação do projeto pela Marinha é imprescindível para a atualização da carta náutica do Porto, pois além da reforma, o berço ganhará uma estrutura maior do que a existente, modificando seus parâmetros operacionais atuais.

Prevista para ser licitada em 2022, a obra prevê a recuperação das patologias existentes, o reforço da estrutura atual, por meio do alargamento do berço em aproximadamente 2,5 metros, com a cravação de uma nova linha de estacas de sustentação. Também serão construídos 2 dolfins. Além disso, o reforço vai permitir a instalação de shiploader (equipamento  automatizado para carregamento e descarregamento de cargas), possibilitando aumentar a produtividade operacional.

Com a reforma, o Cais 3 ampliará sua capacidade de atendimento para receber navios até 271 metros de comprimento e calado (distância da superfície da água até a quilha do navio) máximo 13,5 metros. Atualmente, este berço pode atender embarcações até 215 metros e calado máximo de 11,5 metros.

 

Anterior Docas do Rio recebe visita da ANTAQ para tratar de dados estatísticos portuários
Próximo Pro Trilhos ultrapassa R$ 100 bilhões de investimentos previstos em novas ferrovias