Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Ambiental da ANTAQ.


DCIM100MEDIADJI_0023.JPG

Colocação garante premiação que será entregue no dia 11 de dezembro em Brasília.

O Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, é o primeiro colocado, entre os portos públicos brasileiros, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). No ranking divulgado no dia 26, em Brasília, o Porto de Itajaí recebeu 99,48 pontos, seguido pelos portos de Paranaguá-PR (99,29 pontos), Itaqui-MA (95,48 pontos), e Pecém-CE (90,80 pontos).

A cerimônia de entrega do troféu acontecerá no dia 11 de dezembro, durante a premiação do 3º Prêmio ANTAQ, na sede da agência em Brasília.

O IDA foi criado em 2001 com o objetivo de quantificar e qualificar as informações coletadas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através de uma metodologia própria, são avaliados 38 indicadores que se enquadram em quatro categorias: econômico-operacional, sócio-cultural, físico-químico, biológico-ecológico. Entre os critérios analisados pela comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da fauna e da flora.

“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus servidores tem trabalhado com dedicação para oferecer aos usuários do nosso porto um serviço de qualidade. Para nossa cidade é motivo de orgulho saber que esse trabalho foi reconhecido nacionalmente. Mas o que mais nos orgulha é saber que, mesmo com a expansão da atividade, não deixamos de cuidar daqueles que estão ao nosso redor. Isso nos mostra que retomamos a rota do crescimento e que a cada dia Itajaí fortalece a sua ligação com o rio e o mar”, destaca o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Para Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, a excelência de um porto é composta por vários itens, dentre eles o respeito ao meio ambiente, pois essa é uma atividade potencialmente poluidora:

“O reconhecimento como primeiro lugar no IDA é muito expressivo para todos nós, servidores do Porto de Itajaí. Nos últimos anos temos trabalhado arduamente para respeitar toda a legislação, seja ela administrativa, seja ela ambiental, e a conquista desse prêmio demonstra que estamos no caminho certo para que convivamos em uma relação de qualidade com o ambiente em que estamos inseridos, procurando compensar eventuais impactos que nossa atividade possa causar”, ressalta.

O somatório das ações realizadas foi o que garantiu o destaque para o Porto de Itajaí, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da superintendência:

“Por ser um porto municipalizado, a nossa relação porto e cidade é muito forte. Fazemos muitas ações em conjunto com a Prefeitura, isso reflete em melhorias para o município como um todo, e quem ganha é a comunidade. Ações como o mutirão de limpeza Juntos pelo Rio, programas de monitoramento da água, do ar e de ruídos, são diferencias que colaboraram para a nossa colocação no ranking”, acrescenta.

Ela ainda considera a implantação da ISO 14000 e ISSO 9001, e a instalação do monitoramento meteoceanográfico, que faz medições em tempo real das condições climáticas e meteorológicas, aumentando a segurança na navegação, como dois diferenciais desse ano em relação ao ano anterior.

Além do porto público, o Complexo Portuário de Itajaí teve um bom resultado entre os Terminais de Uso Privados (TUP’s). A Portonave (Porto de Navegantes) ficou com o segundo lugar no ranking dos terminais privados, com 87,84 – ficando apenas atrás do Porto marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão (MA), em que obteve a pontuação máxima com 91,79 pontos.

Anterior Audiência pública debaterá arrendamentos no Porto de Santos
Próximo ABTRA LANÇA NOVO PORTAL INSTITUCIONAL