Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking nacional do IDA – Índice de Desenvolvimento Ambiental da ANTAQ


A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, acaba de conquistar o 1º lugar na categoria de Maior Índice de Desempenho Ambiental, concedida através da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A finalidade da premiação visa o reconhecimento dos Portos Organizados Brasileiros, que se destacaram através das iniciativas para a contribuição da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, disseminação de boas práticas de operação e gestão do setor, fomentação a pesquisa e a produção técnico-cientifica.

Desenvolvido em 2001, O IDA (índice de Desenvolvimento Ambiental) tem como objetivo quantificar e qualificar as informações concedidas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através da metodologia de avaliação, são avaliados 39 indicadores que se enquadram em quatro categorias: econômico-operacional, sócio-cultural, físico-químico, biológico-ecológico.

Dentre os critérios analisados através da comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, divulgação de informações ambientais do porto.

Na oportunidade, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve presente na cerimônia de premiação, representando a Autoridade Portuária, e destacou com muito entusiasmo essa conquista em Brasília:

“O Porto de Itajaí novamente foi o 1° colocado no Índice de Desenvolvimento Ambiental, que não se refere apenas a questão ambiental, eu pontuo que as pequenas coisas fazem um grande porto. É nesse cuidado que todos os servidores do porto têm trabalhado ao longo dos últimos anos, fazendo com que mais uma vez, tenhamos o nome do Porto de Itajaí e o município de Itajaí reconhecido. Gostaria de agradecer a coordenadoria do meio ambiente, que exerce um excelente trabalho, conduzindo e orientando todos os demais setores, para que as nossas realizações continuem a acontecer”, enfatiza.

Os dados são referentes ao ano de 2020 e retratam o melhor resultado do Porto de Itajaí ao longo dos anos, com um índice de desempenho ambiental relativo a 99,82. Desde 2018, o Porto de Itajaí lidera o ranking dentre os portos classificados para a obtenção do prêmio, a instituição fica à frente de portos públicos como Paranaguá (PR), Itaqui (MA) e Santos (SP).

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, parabeniza os colaboradores portuários pela dedicação e comprometimento com o Porto de Itajaí, resultando na constante aquisição de prêmios e certificados, através do somatório das ações realizadas:

“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus colaboradores portuários tem trabalhado diariamente com dedicação e comprometimento, para oferecer aos usuários um serviço propriamente qualificado. Para o nosso município é motivo de orgulho, saber que esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, através da sua responsabilidade ambiental. Mesmo com o crescimento constante da atividade portuária, a aquisição de prêmios e certificados fortalece a ligação entre o Porto e a cidade”, destaca Volnei Morastoni.

A Superintendência do Porto de Itajaí conquistou a recomendação para a certificação da ISO 14001, em dezembro de 2020. O reconhecimento internacional certifica o sistema de gestão ambiental para desenvolver uma estrutura que proteja o meio ambiente. Essa certificação demonstra a preocupação com a gestão dos impactos ambientais gerados através da atividade portuária, além de atestar que há um Sistema de Gestão Ambiental implantado e capacitado. A ISO 14001 é projetada para auxiliar as empresas a adequarem as responsabilidades ambientais aos seus processos internos, sem interferir na busca pelo desenvolvimento econômico.

“Esse índice de desempenho ambiental é imensamente importante para nós como Autoridade Portuária, porque nos certifica e nos atesta, com a primeira colocação dos Portos Organizados do Brasil, sendo uma autoridade portuária que busca através da governança, segurança e gestão ambiental melhorias para os nossos trabalhadores portuários, usuários e todos os terminais do complexo portuário de Itajaí. Essa certificação demonstra que estamos no caminho certo, através do nosso compromisso com as ações realizadas no ano anterior, incluindo a certificação ISO 14001. Somos uma autoridade portuária pública municipal, que está fazendo o seu papel atuante com a comunidade e toda a classe trabalhadora”, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

As categorias premiadas foram:

Desempenho Ambiental

Na categoria “Desempenho Ambiental”, são premiadas as Autoridades Portuárias dos Portos Organizados e os Terminais de Uso Privado (TUP) avaliados no Índice de Desempenho Ambiental – IDA, em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020 e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2019/2020.

Iniciativas Inovadoras/Artigo

Na categoria “Iniciativas Inovadoras”, concorreram trabalhos individuais ou em grupo, implementados em instalações portuárias e Empresas Brasileiras de Navegação – EBNs e pessoas, entidades ou empresas cujas iniciativas resultaram em benefícios significativos ao setor aquaviário.

Na categoria “Artigo Técnico-científico”, foram premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ.

Os trabalhos apresentados nas categorias “Iniciativas Inovadoras” e “Artigo Técnico-Científico” foram avaliados por Comissão Julgadora formada por representantes de instituições de imprensa (Correio Braziliense); academia (Instituto de Ciência Política da UnB e Universidade Federal do Rio Grande – FURG); governo federal (Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA/Minfra e Secretaria Especial do Programa de Parceria em Investimentos – PPI); e ANTAQ (Sede e unidades regionais de Salvador e Recife).

Conformidade Regulatória

Na categoria “Conformidade Regulatória”, a ANTAQ premiou 21 empresas que apresentaram, no quinquênio 2016-2020, as melhores conformidades regulatórias, conforme o novo modelo de perfil de risco da fiscalização da Agência, em sete modalidades das áreas de Navegação – Interior e Marítima e de Portos – públicos e privados.

 

Anterior EMAP investe na modernização do sistema elétrico do Porto do Itaqui
Próximo Agenda portuária: Summit Portos 5.0 acontece no dia 21