Porto de Itajaí lidera nova reunião para a próxima temporada de Cruzeiros 2022/2023


Na tarde desta quinta-feira (17), estiveram na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, membros que integram a Diretoria da CLIA BRASIL, Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, representantes da MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Receita Federal do Brasil e Policia Federal, para tratar dos últimos detalhes da operação da temporada de Cruzeiros 2022/2023 que se inicia no próximo dia 10/12.

Estiveram presentes o Presidente Executivo da CLIA BRASIL, Marco Ferraz, o Diretor de Administração e Finanças do Porto de Itajaí, Ronaldo Camargo Souza, a Diretora de Operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite, o Presidente Institucional da Costa Cruzeiros, Rene Hermann, o Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, o Gerente Executivo da CLIA do Brasil, Joao Tomaz, o Gerente de Operações MSC Shipping, Fabiano Gama, o Agente Marítimo Costa Cruzeiros/ISS, Cleverton Bunn, o Cordenador de Operações MSC Shipping, João Pauli, o Analista MSC Cruzeiro, Alex Guariglia, o chefe do Núcleo Especial da Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal Jorge Maurício Froeder, e o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Juliano da Silva.

Segundo o Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, todas as demandas previstas para o Centreventos estão dentro do prazo de entrega. O Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo, apresentou as resoluções a serem aplicadas para a temporada de Cruzeiros, bem como, ratificou todos os procedimentos a serem adotados.

A reunião tratou ainda, do novo procedimento a ser implantado por meio da Receita Federal do Brasil, através da Portaria COANA n. 102 de 16 de novembro de 2022, no qual, dispõe sobre o projeto-piloto para controle aduaneiro e o tratamento tributário, aplicáveis aos bens de passageiros e tripulantes procedentes do exterior, por via marítima com atracação e desatracação no Porto de Itajaí para conferência aduaneira no interior da embarcação na jurisdição da Alfandega da Receita Federal no Porto de Itajaí.

A temporada de cruzeiros contará com a inédita utilização de scanner no embarque de passageiros nos navios, assim como, no desembarque que acontecerá no Centreventos.

Os passageiros deverão apresentar o teste da vacina contra a covid-19, como exigência para cruzeiros com duração superior a mais de seis noites. Com previsão para dezembro deste ano, entre os dias 10/12/2022 até 26/02/2023, as devidas escalas foram estabelecidas e organizadas entre a Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), e Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Itajaí.

 

Anterior Superávit da balança comercial já chega a US$ 54,84 bilhões no ano
Próximo Produção de petróleo e gás natural registra recorde no mês de outubro