Porto de Paranaguá comemora 89 anos com recordes e estreitando o relacionamento com a comunidade


O Porto de Paranaguá comemora 89 anos de história neste domingo (17). Com mais de 6mil metros de cais e píeres, a empresa pública segue crescendo em números de movimentação e referência nacional. O destaque vai para o recorde histórico de movimentação anual de 65 milhões de toneladas, ocorrido em 2023.

Já o destaque nacional vai para a movimentação de cargas do complexo soja (farelo, grãos e óleo) em janeiro de 2024. De acordo com o sistema para consultas de dados do comércio exterior brasileiro (Comex Stat), 37,5% da exportação brasileira de soja saiu pelo Porto de Paranaguá. Em segundo lugar está o Porto de Santos, com 20,9% do total.

“Quero agradecer a força da nossa comunidade, que faz com que cheguemos nesses 89 anos com destaques e uma movimentação muito expressiva. Isso aconteceu graças aos esforços dos trabalhadores, da comunidade e dos empresários que acreditam e investem aqui no Paraná. Deixo meu agradecimento a todos e esperamos que a força da comunidade prevaleça. Cada vez mais resultados aparecerão e a nossa roda vai seguir cada vez virando mais forte”, enfatizou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.

Ao todo, 489 pessoas trabalham na empresa pública. Jamile dos Santos Faustino, agente portuária há quatro anos e seis meses, faz parte dessa equipe. Parnanguara, filha e neta de estivadores, sempre sonhou em trabalhar na Portos do Paraná e hoje atua no departamento de arrendamentos.

“Eu gosto do que eu faço, eu sinto que eu estou onde eu realmente queria estar. E, para mim, é uma grande experiência. Eu sempre ouvi meu pai falar, meu avô falar do Porto. Então, é um sonho desde criança mesmo, sabe, de admirar, de querer estar aqui”, disse Jamile.

Bruno de Paula Guimarães também atua na Portos do Paraná desde 2018, quando começou como estagiário e hoje é técnico portuário na coordenadoria de Granéis e Exportação. Na rotina de trabalho, faz diversas tarefas entre analisar as nomeações de carga recebidas, a logística e a armazenagem de farelo nos armazéns.

“Eu, como parnanguara, nascido e criado em Paranaguá, sempre sonhei, desde pequeno, em trabalhar na área portuária. Estar aqui hoje nesse meio é a realização de um sonho”, enfatizou Guimarães.

Outra parnanguara que atua no porto é a assessora da gerência de planejamento estratégico, Renata Pereira Aguiar. Renata trabalhou entre os anos 2004 e 2005 como estagiária e retornou em 2023 no setor de planejamento estratégico. Graduada em administração com ênfase em comércio exterior, atualmente trabalha com o planejamento e metas dos portos paranaenses e integra o Comitê de Inovação.

“Eu tenho muito orgulho de ser uma mulher dentre tantas que tem aqui. Vejo que é uma empresa bem aberta, bem dinâmica quanto a isso. Nós temos um número significativo de mulheres em cargos de chefia como gerência, coordenadoria. Tem muitas mulheres à frente de diversos projetos, tocando muitos projetos e responsáveis pelas suas áreas”, reforçou Renata.

Expectativas para o futuro

O Porto de Paranaguá segue movimentando a todo o vapor e com a expectativa de novos recordes. “A meta de crescimento para 2024 é de 2% a 3% do total movimentado em 2023. É um valor audacioso, mas seguimos confiantes, focando em inteligência logística e investimentos”, destacou o presidente.

Entre os investimentos estão os arrendamentos na área portuária. O mais recente é o do PAR-09, que foi arrematado em novembro de 2023 pelo Fundo de Investimento Q-PAR09. A empresa deverá investir R$ 910 milhões em melhorias de infraestrutura nos próximos cinco anos e gerar 150 empregos diretos. A previsão é que novos leilões ocorram ainda este ano.

Corrida do Porto

Além dos investimentos em movimentação, a Portos do Paraná também estreita o relacionamento com a comunidade. Uma das ações é a Corrida do Porto, que acontece no cais do Porto de Paranaguá, e já tem data marcada: será no dia 09 de junho, a partir das 7h da manhã. A expectativa é de receber 1.500 pessoas ao longo de quatro modalidades: corridas de 5 e 10 quilômetros, caminhada e circuito infantil. O objetivo é atrair atletas e famílias de todo o País.

Todo o recurso arrecadado com as inscrições será revertido para a compra de cestas básicas para Instituições de caridade nas cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná. Os ingressos serão vendidos nas próximas semanas.

 

Anterior Mapa alcança 20ª abertura de mercado neste ano
Próximo Porto de Itajaí poderá receber novo Operador Portuário em sua área pública