Porto de Roterdã estabelece novo recorde em volumes de contêineres


O porto holandês de Roterdã terminou o ano de 2018 com um volume total de contêineres ligeiramente superior ao de 2017, que foi um ano recorde para o porto.

O volume total movimentado foi 469 milhões de toneladas em 2018, um aumento de 0,3% em comparação com as 467,4 milhões de toneladas registradas um ano antes.

O transbordo de contêineres foi responsável pelo crescimento novamente, com um aumento de 4,5% na tonelagem. Medido em TEUs, o aumento foi de 5,7% e o total anual foi de 14,5 milhões de TEUs — também um recorde.

O forte aumento no transbordo de contêineres foi resultado de aumento de participação no tráfego entre Hamburg e Le Havre. Um fator importante no aumento em 2018 foi o crescimento do número de transbordos e contêineres de importação cheios.

As exportações de contêineres tiveram desempenho menor.

O petróleo bruto, os produtos derivados de óleo mineral e os segmentos de agrocombustíveis caíram.

Em 2018, o porto recebeu 408,1 milhões de euros em investimentos, o maior valor desde a construção de Maasvlakte 2. A maior parte foi utilizada para melhorar a acessibilidade logística.

A autoridade portuária espera que o volume movimentado aumente ligeiramente em 2019, com o crescimento do setor de contêineres menor do que nos anos anteriores.

Anterior ANP recua sobre fórmula de preços de contratos
Próximo Canal do Panamá reduz projeto de novas eclusas pela terceira vez