Porto de Santos recebe visita técnica do SPPI


A secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, e a diretora de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes, Ana Luiza Salles, visitaram, nesta quinta-feira (5/11), o Porto Organizado de Santos, em São Paulo. O ativo foi qualificado na carteira de projetos do PPI para estudos de desestatização por meio do Decreto nº 10.138, de 28 de novembro de 2019, e é o maior complexo portuário da América Latina– respondendo pela movimentação de cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras. Apesar da crise causada pela pandemia da Covid-19, o Porto Organizado de Santos bateu recorde histórico de movimentação em sete meses do ano.

Os estudos para a desestatização tiveram início em setembro e têm como objetivo modernizar a gestão portuária, atrair investimentos e melhorar a operação do setor. A licitação está prevista para o primeiro semestre de 2022.

“O Porto de Santos surpreende pela diversidade das suas operações, pelos números de movimentação e pelas oportunidades”, pontuou Martha Seillier. “Já tivemos leilão de terminais em 2020. No ano que vem teremos os dois maiores leilões de terminais de combustíveis e muitas outras oportunidades para qualificação no PPI, para além da desestatização do Porto, que já está com estudos contratados”.

Também acompanharam a visita os seguintes representantes da Santos PortAuthority (SPA)– autoridade portuária do Porto de Santos: o presidente da SPA, Fernando Biral; o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Bruno Stupello; o diretor de Operações, Marcelo Ribeiro; o diretor de Infraestrutura, Afrânio Moreira; e a assessora da Diretoria de Negócios, Ana Teresa Magalhães.

Arrendamento

Além da desestatização do Porto, estão qualificados no PPI dois terminais de granéis líquidos combustíveis (STS08 e STS08A), que serão leiloados no 1º semestre de 2021 e são considerados os maiores projetos de arrendamento portuário já leiloados, com previsão de investimentos de cerca de R$ 1,4 bilhão. O PPI– em conjunto com o Ministério da Infraestrutura, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Santos PortAuthority (SPA)–promoveu um roadshow sobre os terminais entre os dias 13 e 16 de outubro último.

A área denominada STS08 possui 139.319m² e é destinada à armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente combustíveis. O prazo contratual será de 25 anos e os investimentos previstos totalizam R$ 209,6 milhões. Já a área denominada STS08A possui 305.688m² e é destinada à movimentação e armazenagem de granéis líquidos e gasosos. Os investimentos a serem feitos no terminal totalizam R$ 1,196 bilhão ao longo dos 25 anos do contrato.

Anterior Investimentos da Rocha Terminais ampliam capacidade do Porto de Paranaguá
Próximo Instrução Normativa consolida normas relativas ao programa OEA