Porto de Santos: recuperação da Ponte de Inspeção Naval traz novas utilidades e vai receber o VTMIS


Aguardada há mais de uma década, a obra de recuperação da Ponte de Inspeção Naval (PIN), na Ponta da Praia, foi concluída e entregue na manhã desta segunda-feira (28). A reabertura da PIN teve a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do prefeito de Santos, Rogério Santos, do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini e sua diretoria, além de sindicalistas.

Cedida pela Marinha à então Companhia Docas, a PIN será utilizada para abrigar o Centro de Controle de Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (em inglês, Vessel Traffic Management Information System), ou VTMIS, do Porto de Santos.
“Sem a reforma, ela não tinha condições de receber o VTMIS. Assim, vinha sendo utilizada para abrigar uma base avançada da nossa valorosa Guarda Portuária”, afirmou Pomini.

O ministro Márcio França comemorou a reabertura. “Hoje, aqui, já temos este equipamento em uso. É assim que estamos trabalhando, cumprindo as metas e mostrando resultados conforme orientação do presidente Lula”. França destacou que,
com a PIN recuperada, será oferecido maior conforto aos guardas portuários; servindo de ponto de recepção junto ao mar para visitantes e autoridades e, finalmente, recebendo o VTMIS.

Segundo a APS, as providências para torná-lo realidade já estão em andamento pela Diretoria de Operações. O VTMIS será responsável pela implantação do sistema de gerenciamento do tráfego de navios no cais. Contará com quatro torres de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos, permitindo completa visão do Porto. A área de varredura do sistema de monitoramento abrangerá as regiões de fundeio até o Terminal da Usiminas. Cada torre terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder para a coleta de dados das embarcações.

Esses e outros equipamentos poderão fazer com que os navios aproveitem mais sua capacidade de carga e permitirão que a Autoridade Portuária de Santos ofereça mais segurança e eficiência aos operadores e armadores.

O VTMIS, que está no plano de metas da APS, auxiliará também no controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência. Dados de uma estação meteorológica e um marégrafo vão orientar os navios a estimar, de forma mais precisa, a profundidade de cada berço do cais e auxiliar no momento da atracação.

PLACA – Na ocasião, o ministro Márcio França foi homenageado por sindicalistas portuários – Sindaport, Sintraport, SindEstiva, SindoGeesp, SindBloco, SVP, Consertadores e SCCDCPS, por meio de uma placa, com moção de apoio pela permanência de França no Ministério de Portos e Aeroportos, parabenizando-o pelos resultados alcançados frente à pasta. “Você é uma liderança portuária da região e já mostrou seu dinamismo e vontade de avançar. Prova disso é essa obra hoje concretizada da PIN”, declarou o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos.

 

Anterior Porto de Paranaguá sedia curso nacional de supervisor de segurança portuária
Próximo ANTAQ aprova processo simplificado para terminal do Porto de Itajaí (SC).