Porto de Suape participa do 2º Fórum Internacional de Hidrogênio Verde


As oportunidades de negócios com a implantação do hub de hidrogênio verde no Complexo Industrial Portuário de Suape foram debatidas em um dos maiores congressos sobre energia limpa do Brasil. O atracadouro pernambucano participou, nos dias 4 e 5 de outubro, do 2º Fórum Internacional de Hidrogênio Verde, organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, no município de Sorocaba, em São Paulo. O objetivo do evento foi estimular o debate sobre o desenvolvimento e a ampliação do setor de energias renováveis, alcançando um maior número de interessados no combustível do futuro. O encontro, realizado de forma híbrida, contou com a participação de congressistas de todo o mundo.

A estatal pernambucana foi representada pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, que exibiu o projeto Tech Hub H2V, no painel “Investimentos em hubs de hidrogênio verde no Brasil”. Para ele, trata-se de mais uma oportunidade de fazer networking com autoridades do setor. “O evento trouxe muitas possibilidades de conexão com o futuro e ampliou o leque de parcerias rumo a uma economia de baixo carbono. Apresentamos o nosso porto-indústria como um excelente ambiente para se estabelecerem negócios nessa transição energética, requerida pelo mundo inteiro”, pontuou. O gestor foi moderador de um dos painéis do encontro.

 

forum3

 

Na programação, foram debatidas questões sobre infraestrutura e licenciamento para os hubs no Brasil, o programa nacional de hidrogênio verde, o potencial nacional e internacional de energia renovável e as novas tecnologias. O público-alvo foi composto por profissionais e empresários representantes da indústria, comércio e serviços, além de empresas ligadas ao setor da geração distribuída de energia com fontes renováveis, pesquisadores, instituições de ensino, profissionais liberais e interessados do setor de H2.

 

forum2 forum4

TechHub

Com o objetivo de transformar o Complexo Industrial Portuário de Suape em espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no combustível do futuro, em junho deste ano, foi lançado o TechHub Hidrogênio Verde, iniciativa pioneira que concentrará em Suape a implementação de projetos inovadores focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de H2V. Juntos, os projetos receberão inicialmente investimentos de até R$ 45 milhões. A iniciativa da CTG Brasil, acontece em parceria com o Governo do Estado, Departamento Nacional do Senai, Senai Pernambuco.

Anterior Brasil firma compromisso para aviação sustentável e redução das emissões de CO2 junto à OACI
Próximo Chuvas impactam carregamento de açúcar nos portos do Paraná