Porto do Itaqui recebe liderança do Porto de Vitória


O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Antônio Júlio Castigioni Neto, visitou o Porto do Itaqui nesta semana para conhecer o modelo de governança que a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) vem empreendendo nos últimos cinco anos. Ele veio acompanhado pelo diretor de Planejamento, Bruno Luciano Fardin, e pela coordenadora de Marketing, Raquel de Moura Barbosa Guimarães, e foram recepcionados pelo presidente do Itaqui, Ted Lago.

“Temos recebido com frequência colegas de outros portos públicos e privados interessados em conhecer nosso modelo de gestão, implantado a partir de 2015 conforme orientação do governador Flávio Dino para transformar o Itaqui em um porto dinâmico, focado em resultados. Esses momentos são oportunidades de troca de experiências e de difusão das boas práticas adotadas no Itaqui, evidenciando que estamos no caminho de alcance da nossa visão, que é ser, até 2022, empresa referência em gestão portuária no Brasil”, afirmou Lago.

A visita se dá no contexto do processo de desestatização pelo qual a Codesa está passando e integra o estudo de benchmarking que a liderança vem realizando em portos dentro e fora do país, buscando melhores práticas e experiências positivas. “Nós encontramos aqui no Porto do Itaqui uma conjunção perfeita entre aquilo que a natureza deu e o que uma boa governança pode proporcionar”, afirmou Castigioni Neto.

Ele se referiu à localização privilegiada e às condições naturais de tráfego de navios (profundidade) associadas à gestão técnica e focada em resultados. “Encontramos aqui uma equipe que tem zelo pela qualidade do serviço prestado, tem consciência socioambiental e determinação em buscar novos negócios”, disse.

Como resultado das visitas aos portos, a atual gestão do Porto de Vitória vai apresentar ao Governo Federal sugestões de melhorias na Codesa. “Pretendemos levar, dentre outras coisas, o programa de certificações ISO que o Porto do Itaqui tem implantado. Vamos propor ao Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos, que a concessionária privada tenha obrigação de já nos anos iniciais da gestão conquistar tais certificações”, completou.

O Porto do Itaqui, administrado pela EMAP, é certificado nas ISO 27001, 9001 e ISO 14001 (que respectivamente atestam excelência na gestão da Segurança da Informação, da Qualidade e do Meio Ambiente). O porto público do Maranhão integra o top 3 no ranking de desempenho ambiental da ANTAQ e no IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias), tendo recebido recentemente o prêmio Portos + Brasil, instituído pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) na categoria Execução dos Investimentos Planejados.

 

Anterior Wilson Sons atinge recorde de exportação de arroz via Tecon Rio Grande
Próximo TMP sedia curso de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas promovido pela Antaq