PORTO HACK SANTOS TERMINA EM CLIMA VITÓRIA!


Nove times competidores participaram da maratona realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, no CAMPS Santos
“Foi o melhor hackathon da história da ABTRA e um dos mais importantes eventos de inovação do setor portuário nacional neste ano”. A frase do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, resume as avaliações das dezenas de autoridades, empresários e profissionais das empresas associadas da Associação, que ontem participaram da terceira edição dessa maratona de inovação no Porto de Santos.
Desta vez, o estímulo à cultura de inovação e o reforço à agenda ESG das empresas portuárias associadas da ABTRA caminharam juntos no evento realizado pela ABTRA e organizado pelo Instituto Amigu, em parceria com o CAMPS e que contou com um patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS).
Isso porque os competidores foram jovens de comunidades carentes e egressos do programa Aprendiz do Futuro, do CAMPS Santos. “Para participar dessa jornada e apresentar soluções utilizando Inteligência Artificial aos desafios propostos, eles passaram por um curso de mais de 200 horas nas áreas de business, design e desenvolvimento”, explicou o CEO do Instituto Amigu e realizador do curso, Marco Riveiros. “Cumprindo as nossas previsões, esses jovens se mostraram plenamente qualificados para encarar os desafios propostos para a melhoria da comunicação porto-cidade e das relações negociais das empresas associadas da ABTRA”.


O time campeão foi o EMERGÊNCIA, formado por Eduardo de Souza, Maria Fernanda dos Santos, Mariana Neves e Pedro Henrique Marangon. A gerente de TI da Volpak e líder do time, Kelli Azollim, explicou que a solução apresentada pelos campeões tomou como base o Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos. “A ideia nossa foi utilizar a Inteligência Artificial no WhatsApp para eliminar a burocracia e exponenciar a comunicação entre portuários e munícipes sobre emergências e acidentes no porto”. Kelli também lembrou que a presença dos profissionais das empresas acompanhando e orientando os times durante todas as 35 horas da jornada foi decisiva para o sucesso das soluções.
O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho acrescentou que “Como resultado, essa competição abriu a esses jovens talentos a possibilidade de mostrar suas habilidades e ganhar destaque, abrindo-se uma oportunidade para poderem futuramente ser inseridos no mercado de trabalho portuário”. O vice-presidente do CAMPS, Elias Jr., ressaltou a previsão de que essa parceria se repita nas próximas edições.
O secretário Municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, que integrou o corpo dos 12 jurados da competição, destacou que o Porto Hack Santos só faz confirmar a importância da aproximação do Porto de Santos com a comunidade da Baixada Santista para que ambos saiam fortalecidos.

Anterior Portos paranaenses quebram recorde histórico com 60 milhões de toneladas em 2023
Próximo Entre as 132 organizações certificadas, a Cattalini Terminais foi a única representante do segmento de granéis líquidos do Porto de Paranaguá a ser premiada