Portonave é premiada em primeiro lugar pela Antaq com Índice de Desempenho Ambiental


A Portonave, localizada no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, conquistou o primeiro lugar no Maior Índice de Desempenho Ambiental 2022, entre os Terminais de Uso Privado, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A premiação reconheceu a eficiência e a qualidade da gestão ambiental da Companhia em 2021. A entrega do troféu e certificado foi realizada na quarta-feira (24).

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) é formado por 38 indicadores baseados em literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. O IDA integra a premiação anual da Antaq, na categoria Desempenho Ambiental.

O Prêmio Antaq contempla as iniciativas socioambientais que se destacam por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade. A premiação é classificada em quatro categorias: Artigos Técnicos-Científicos, Conformidade Regulatória, Desempenho Ambiental e Iniciativas Inovadoras em Governança Socioambiental.

É a sexta vez que a Portonave foi premiada pela Antaq. O Porto já foi reconhecido na categoria Conformidade Regulatória: Terminal de Uso Privado, em terceiro lugar, em 2022. Em relação ao desempenho pelo IDA, em 2021, a Portonave foi premiada em primeiro lugar, em 2020 e 2019, em terceiro lugar, e em 2018, em segundo lugar.

Nos últimos anos, o Terminal está cada vez mais alinhado às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), 35 projetos foram incentivados em 2022, voltados à cultura, à educação, ao esporte, à saúde e ao meio ambiente.

Na cerimônia de premiação, estiveram presentes o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq, Uirá Cavalcante Oliveira, e a equipe da Portonave.

Anterior Conselho aprova 10 novas metas da Autoridade Portuária de Santos
Próximo XXX CooperaPortos vai tratar da estratégia ESG no setor portuário