Portonave √© premiada em primeiro lugar pela Antaq no √ćndice de Desempenho Ambiental ūüŹÜ


Pelo segundo ano consecutivo, Terminal Portuário é contemplado em primeiro lugar e recebe o sétimo prêmio da iniciativa

A Portonave, localizada em Navegantes, Santa Catarina, conquistou o primeiro lugar no √ćndice de Desempenho Ambiental (IDA) no Pr√™mio Antaq 2023, entre os Terminais de Uso Privado, em cerim√īnia realizada nesta quinta-feira (23), em Santos. A premia√ß√£o contempla as iniciativas socioambientais que se destacam por sua contribui√ß√£o na melhoria da presta√ß√£o de servi√ßos de transporte aquavi√°rios √† sociedade e reconheceu a efici√™ncia e a qualidade da gest√£o ambiental da Companhia.

O IDA integra a premiação anual da Antaq, na categoria Desempenho Ambiental, e é formado por 38 indicadores baseados em literatura técnica especializada, legislação aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Neste ano, a premiação considerou o desempenho ambiental da Portonave referente a 2022 e demonstrou seu compromisso às práticas ESG (Meio ambiente, Social e Governança em inglês).

Por meio de Solu√ß√Ķes Inteligentes, um de seus pilares ESG, o Terminal busca assegurar o uso racional de recursos naturais e contribuir para o meio ambiente. Realiza programas de monitoramento e acompanha uma s√©rie de indicadores com foco na melhoria cont√≠nua, al√©m dos investimentos em infraestrutura sustent√°vel, como a instala√ß√£o de 180 placas solares para a gera√ß√£o de energia limpa. H√° 13 anos, √© certificado pela ISO 14001 (Sistema de Gest√£o Ambiental).

Durantes as seis edi√ß√Ķes do Pr√™mio Antaq, realizado desde 2016, √© a s√©tima vez que a Portonave foi premiada. Em 2022, tamb√©m ficou em primeiro lugar na categoria do IDA e est√° no p√≥dio desde 2019. Al√©m disso, em 2022, foi reconhecida na categoria de Conformidade Regulat√≥ria: Terminal de Uso Privado. Ao todo, a premia√ß√£o √© classificada em quatro categorias: Artigos T√©cnicos-Cient√≠ficos, Conformidade Regulat√≥ria, Desempenho Ambiental e Iniciativas Inovadoras em Governan√ßa Socioambiental.

 

Sobre a Portonave

A Portonave √© o primeiro terminal portu√°rio privado do pa√≠s. Est√° entre os tr√™s maiores terminais na movimenta√ß√£o cont√™ineres do pa√≠s e √© l√≠der na regi√£o Sul. De janeiro a outubro, movimentou mais de 1,1 milh√£o de TEUs (unidade de medida equivalente a um cont√™iner de 20 p√©s), o que representa 65% da participa√ß√£o de mercado em Santa Catarina e 16% em √Ęmbito nacional (TEUs cheios), de acordo com o Datamar. A Companhia gera transforma√ß√£o e oportunidades para regi√£o e alavancou diversos setores da cadeia log√≠stica de transporte e armazenagem de cargas. S√£o mais de 1,1 mil profissionais diretos e 500 indiretos.

Créditos: Portonave

Anterior 3ª Feira de Negócios Usifarma movimenta mais de R$ 10 mi
Próximo Prêmio ANTAQ condecora 39 empresas e trabalhos voltados ao setor aquaviário