Portonave forma primeira turma de mulheres na Manutenção e Logística Portuária


O programa Porto para Elas, desenvolvido pelo Porto de Navegantes, formou 40 alunas nos cursos introdutórios de Logística Portuária e Manutenção Portuária na noite de quarta-feira (16). Com os objetivos de ensinar, estimular e oferecer oportunidades no setor portuário para as mulheres, os cursos iniciaram em setembro com a parceria das instituições Podium e Assesoritec, em Itajaí.

As aulas foram ministradas de forma teórica e prática por meio de simuladores e visitas técnicas realizadas no Terminal. Para a aluna Marlene Camargo do Curso de Manutenção, “foi uma experiência maravilhosa. Por muito tempo, eu era somente dona de casa, mas o curso abriu as minhas portas. Hoje, vejo que eu posso ser muito mais do que isso. Não trocava nem uma lâmpada e resistência de chuveiro e, agora, faço isso normalmente”.

O programa também visa oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho, de acordo com as vagas disponíveis na Portonave. Antes mesmo da conclusão do curso, duas alunas já estavam contratadas pela Portonave.

Nesta primeira edição, foram mais 700 inscrições recebidas. O objetivo é oportunizar mais vagas para as candidatas da lista de espera, em novas turmas, previstas para o primeiro semestre de 2023.

Mais oportunidade para elas

Portonave desenvolve e apoia iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como a igualdade de gênero – ODS 5. Dentre elas, além do programa Porto para elas, o Mulheres do nosso bairro, que promove o empreendedorismo feminino.  Duas pequenas empresas serão premiadas pela Portonave em Navegantes. As inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de novembro. O edital prevê apoio financeiro total de até R$ 545 mil.

 

 

Anterior Produção de petróleo e gás natural registra recorde no mês de outubro
Próximo Movimentação do setor portuário privado cresce 7,2% em setembro e bate recorde