Secretário nacional de Portos vistoria investimentos em São Francisco do Sul


Acompanhar os investimentos do Porto de São Francisco do Sul foi o objetivo principal da visita do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, ao terminal portuário do Norte catarinense.

Junto com o diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria, Bruno Neri, nesta semana, percorreram as instalações e mantiveram reunião com o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

“Realmente é muito bom estar aqui e ver tudo o que está acontecendo de positivo no Porto de São Francisco”, afirmou o secretário, fazendo referência aos R$ 80 milhões investidos nos últimos meses em tecnologia da informação, para aprimorar a segurança portuária, e também em infraestrutura aquaviária e terrestre.

Ávila também mencionou a dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, que deve começar ainda em 2025, com investimentos de R$ 324 milhões.

A obra é duplamente inédita e inovadora. Pela primeira vez no Brasil, um porto público firma parceria com um porto privado para uma dragagem, que aprofundará o canal de 14 metros para 16 metros. Além disso, parte dos sedimentos retirados do mar será destinada ao engordamento da Praia de Itapoá, ao lado do canal.

“Estamos voltando a Brasília com o sentimento de que o Porto de São Francisco está indo no caminho certo, sempre avançando”, reforçou o secretário de Portos.

Para o presidente do terminal portuário, Cleverton Vieira, a segunda visita do secretário Alex Ávila a São Francisco em pouco mais de um ano (ele esteve também em janeiro de 2024) é uma demonstração de que os portos catarinenses são referência nacional em inovação.

Nos dois dias em que estiveram em Santa Catarina, o secretário Alex Ávila e Bruno Neri também visitaram o Porto Itapoá e as obras do futuro Terminal Graneleiro Santa Catarina (TGSC).

Dados gerais do Porto:

– Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina

– Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral.

– Dois recordes históricos seguidos em movimentação de cargas: 2023 (16,8 milhões de toneladas) e 2024 (17 milhões de toneladas).

– Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.

– Recebeu três prêmios do Ministério dos Portos, em 2024, pelo aumento da movimentação de cargas e bons índices de gestão.

– Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.

 

Mais informações:

Jornalista Billy Culleton 

Assessoria de Comunicação – Porto de São Francisco do Sul

(48) 99968-3091

Anterior FIESC recebe Tatiana Prazeres para debater rumos do comércio exterior
Próximo Bahia lidera investimentos na indústria naval via Fundo da Marinha Mercante