Simulado da Marinha comprova segurança do Porto de São Francisco do Sul


Essa aptidão foi comprovada durante o Exercício de Defesa Naval de Porto, realizado pela Marinha do Brasil e que simulou um ataque ao Complexo Portuário do Norte catarinense.

O propósito do exercício, realizado nesta semana, foi treinar os militares nos procedimentos para a ocupação de pontos sensíveis das instalações portuárias e atuar na defesa do Porto, em colaboração com a autoridade portuária.

A operação, coordenada pelo Comando do 5º Distrito Naval, com sede na cidade de Rio Grande (RS), contou com o envolvimento de 271 efetivos da Marinha. O treinamento verificou a segurança do Porto e a capacidade da Guarda Portuária em identificar uma invasão, acionando as Forças Armadas imediatamente, para o emprego de medidas preventivas e repressivas contra os agentes perturbadores da ordem pública.

Durante o exercício foram utilizados quatro navios de guerra. Dois, para defender o Porto: o Patrulha Babitonga e o Oceânico Mearim, junto com embarcações da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul. Outros dois navios, Patrulha Benevente e Maracanã, simularam ataques de superfície contra as instalações portuárias.

Na área terrestre, atuaram tropas e viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS), em coordenação com agentes da Guarda Portuária.

“A intenção foi manter as operações portuárias e a operacionalidade do Porto, mesmo sob eventuais ameaças, garantindo a segurança patrimonial das instalações e do pessoal, contribuindo assim para a segurança nacional”, destacou o Comandante da Operação, capitão de fragata Jorge Augusto.

Participaram também do evento, simulando agentes perturbadores da ordem pública, militares do Comando Naval de Operações Especiais e do Grupamento de Mergulhadores de Combate e Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.

Na manhã desta quinta-feira, 14, o alto comando da Marinha, no Sul do país, realizou uma visita ao presidente do Porto, Cleverton Vieira, para apresentar um resumo da operação realizada no complexo portuário. Na avaliação das autoridades da Marinha a operação foi exitosa, atingindo todas as metas de segurança e performance dos militares, junto com a autoridade portuária.

Participaram do encontro o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Augusto José Fonseca Júnior; o capitão dos Portos de Santa Catarina, Rodrigo de Araújo Cid Santa Rita, e o delegado da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Roberto da Silva Adriano.

 

Anterior Portos RS e DockTech celebram contrato inédito de uso de tecnologia com rebocadores da Wilson Sons
Próximo SindExpo Balneário Camboriú 2023 encerrou com negócios de mais de R$ 30 mi