Suape contrata serviço de Business Intelligence para auxiliar decisões estratégicas de mercado


Para encontrar soluções inteligentes e parceiros estratégicos que fortaleçam as ações do Complexo Industrial Portuário de Suape, a estatal pernambucana anunciou, nesta quinta-feira (25) à tarde, a contratação do Observatório da Indústria, serviço ofertado pelo Senai Pernambuco em parceria com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A instituição internacional utiliza metodologias inovadoras como data science e analytcs para embasar tomadas de decisões importantes por parte dos parceiros.

A solenidade, que ocorreu no auditório do Observatório da Indústria, na área central do Recife, contou com a participação do secretário-executivo de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE), Maurício Laranjeira; do diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcio Guiot; do presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger; da gerente de Pesquisa e Prospectiva do Observatório da Indústria, Ana Paula Vasconcelos; da diretora regional do Senai-PE, Camila Barreto; e de representantes da UNCTAD (de forma virtual), de colaboradores de Suape e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

No decorrer da apresentação, especialistas do Observatório detalharam os serviços oferecidos pela plataforma de dados do pacote contratado, a exemplo de pesquisas quantitativas e qualitativas com foco local, regional, nacional e internacional. “São ferramentas fundamentais para aprimorar nossa prospecção por novos negócios, apresentando os diferenciais de Pernambuco em logística, infraestrutura, tecnologia, entre outros segmentos de nossa economia”, pontuou o secretário-executivo Maurício Laranjeira.

“O mercado é dinâmico e nós, como um porto-indústria de relevância para o mercado regional e nacional, temos que estar em conformidade com tudo o que há de mais inovador em nossas áreas de atuação. Essa parceria viabilizará o crescimento do porto e do complexo, auxiliará na busca por players de interesse para se estabelecer no território estratégico e compartilhar conhecimentos sólidos do mercado global”, afirmou Marcio Guiot.

O Observatório da Indústria faz uso de tecnologias com forte viés em aprendizagem da máquina, inteligência artificial, big data e internet das coisas. A novidade trará ganhos significativos para a área de negócios da estatal, atraindo público de interesse para futuras parcerias, e para a melhoria da infraestrutura portuária.

“A aplicação de ferramentas, metodologias e abordagens avançadas são fundamentais para aprimorar a eficiência operacional e promover o desenvolvimento econômico sustentável do Porto de Suape”, explica o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial da estatal, Arthur Neves.

O Observatório da Indústria é um projeto desenvolvido pelo Senai Pernambuco que oferece pesquisas e informações estratégicas ao setor produtivo com o objetivo de auxiliar no processo de tomada de decisões.

INOVAÇÃO

O Complexo de Suape é ponte entre indústrias e o ecossistema de inovação de Pernambuco. A exemplo do Suape Open Innovation, plataforma que acelera a inovação nas empresas por meio de parcerias com outras corporações e Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), possibilitando o crescimento por meio da troca de experiências.

 

Anterior Portal Único de Comércio Exterior já pode operar 70% das importações brasileiras
Próximo Porto de Santos recebe, pela primeira vez, navio com 366 metros de comprimento