Talk show debate sistema portuário brasileiro


A participação do Porto de Vitória na Intermodal South America 2020 este ano – de 17 a 19/3 na cidade de São Paulo – será marcada por um grande evento, cujo tema será a desestatização da empresa e os desafios portuários no Brasil. O CEO da CODESA, Julio Castiglioni, irá receber para um debate, em formato de talk show, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni; o presidente do Santos Port Authority (SPA), Casemiro Tércio e o superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cleverson Aroeira.

O evento para a imprensa nacional e convidados, será às 17h do primeiro dia da Intermodal, terça-feira, 17, no estande do Porto de Vitória – localização F 044. O ministro e o secretário Nacional de Portos farão uma explanação macro das ações que estão sendo realizadas e os projetos futuros. Já o superintendente do BNDES, Cleverson Aroeira, irá abordar sobre ‘O Papel do BNDES na desestatização do segmento portuário’. Júlio Castiglioni e Casemiro Tércio irão expor sobre modelo de gestão e ações implementadas, respectivamente.

 

TEMÁTICA

 

Júlio Castiglioni – CEO da CODESA 

‘Os desafios da implantação do modelo landlord no Brasil’

 

“Empresas Estatais não possuem alvará para serem deficitárias. É tempo de encontrar um melhor modelo de exploração socioeconômica de nossos portos públicos, de implantar efetivamente um modelo de landlord que, a um só passo, respeite nossa cultura jurídica e que permita às administrações portuárias gerir seus ativos de maneira racional, dinâmica e sustentável. A desestatização da CODESA pode lançar luz sobre este desafio nacional”.

 

Casemiro Tércio Carvalho – CEO da SPA

‘SPA: turnarounding para a privatização’

 

“Em um ano à frente da SPA, promovemos um choque de gestão para preparar a companhia para a máxima geração de valor com vistas à desestatização. Com um robusto programa de redução de desperdícios e aumento de receita, viramos o jogo e revertemos o prejuízo de R$ 468,7 milhões, em 2018, em lucro de R$ 87,3 milhões, em 2019. Estamos comprometidos com o esforço diário e contínuo de aumentar a eficiência operacional e a capacidade de geração de caixa do Porto”.

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