Tegram anuncia segunda fase para dobrar capacidade operacional


A segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão, no Porto do Itaqui (São Luís, MA), que vai redimensionar a capacidade operacional para mais de 12 milhões de toneladas de grãos ao ano, deverá operar a partir do primeiro semestre de 2020.

O Consórcio Tegram-Itaqui anuncia a segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui (São Luís, MA), para o começo deste ano com a contratação de obras e equipamentos, com a operação programada para o primeiro semestre de 2020. Nesta etapa, cujo cronograma foi apresentado pelo consórcio à Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) em agosto de 2018, após o terminal movimentar 5,4 milhões de toneladas no ano fiscal finalizado em julho, os volumes de movimentação de grãos (soja, milho e farelo de soja) serão redimensionados para mais de 12 milhões de toneladas ao ano.

Para alcançar este volume, a segunda fase do Tegram envolve a duplicação da linha de embarque para operar mais um berço de atracação, que funcionará de forma simultânea ao berço atualmente utilizado. Para isso, a infraestrutura demandará a aquisição de um segundo shiploader para carregamento de navios, que permitirá alcançar uma taxa de embarque de 5 mil toneladas de grãos por hora, e a ativação de uma segunda moega ferroviária, que permitirá a descarga de oito vagões simultaneamente, a uma taxa de 4 mil toneladas de grãos por hora. Quando concluída a segunda fase, a expectativa do Tegram é receber 80% do volume pelo modal ferroviário e os 20% restantes pelo modal rodoviário.

Anterior Rumo atrai R$ 1,4 bi em demanda para 1ª emissão de debêntures ao mercado
Próximo Canal Verde traz proposta de capacitação na prática para Comércio Exterior e Mercado Financeiro em Itajaí