TERMINAL É PREMIADO PELO COMPROMISSO COM A GESTÃO ESG


A Portonave venceu a 29ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Ambiental, com o case “Gestão ESG”. A cerimônia de entrega do troféu Onda Verde foi realizada no Fórum de Gestão Sustentável, em Florianópolis, pela Editora Expressão, na sexta-feira (4). No total, 161 projetos de São Paulo e da região Sul se inscreveram e 26 receberam o prêmio, que tem como objetivo reconhecer as organizações engajadas com atitudes sustentáveis.

Mais do que movimentar contêineres, o DNA da Portonave está alinhado às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em português), iniciativas em prol da sustentabilidade. Em vista disso, o Terminal Portuário realiza programas de monitoramento ambiental, possui comitês internos para a consolidação da cultura sustentável e da integridade e divulga anualmente o seu relatório de sustentabilidade, de acordo com as diretrizes GRI. Na área social, apoia projetos e desenvolve ações por meio do Instituto Portonave.

Na cerimônia de premiação, o gerente de Segurança do Trabalho e Portuária e Gestão Ambiental, Fabrício Martins, a supervisora de Meio Ambiente, Flávia Crozeta, a diretora-executiva do Instituto Portonave, Ellen Garcia, e a assistente de Meio Ambiente, Milena Gazaniga Miranda, estiveram presentes. “Receber o prêmio é prova de que estamos em direção a um futuro mais sustentável. Buscamos minimizar os impactos ambientais das nossas atividades, com o investimento em tecnologias e projetos de educação ambiental para conscientizar os nossos profissionais e a comunidade”, comenta Fabrício.

Esta é a quarta vez que a Portonave recebe o prêmio. Em 2009 e 2012, foi reconhecida na categoria Gestão Ambiental, e em 2016 na Recuperação de Áreas Degradadas.

Infraestrutura sustentável 

Neste ano, a Companhia obteve o certificado da International REC Standard (I-REC), com a aquisição de 63.792 MWh. A ação atesta que toda energia utilizada pelo Terminal em 2022 foi gerada a partir de fontes renováveis. A Portonave também investiu em um sistema de energia solar com 188 placas e uma empilhadeira de contêineres ecológica que reduz em até 40% a emissão de gases de efeito estufa (CO₂, NOX e SOX).

Signatário do Pacto ONU

Há 12 anos, a Portonave faz parte do Movimento ODS de Santa Catarina, e recentemente, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). No primeiro semestre de 2023, foram R$ 3 milhões investidos em 18 projetos sociais que envolveram 27 mil pessoas, como as iniciativas socioambientais Juntos pelo Rio, Nadar, Oceano sem Plástico e Somos do Mar.

Anterior Entenda o que é e como funcionará o real digital
Próximo Brasil rejeita imposição de regra ambiental pela UE; Cargill vê atraso na discussão