Veículos de passeio e motocicletas terão isenção de pedágio na Ponte Internacional São Borja-São Tomé


A partir de 1º de julho, usuários das categorias 5 (veículos de passeio, residentes locais) e 7 (motocicletas) que atravessam a Ponte Internacional São Borja-São Tomé, importante ligação entre o Brasil e a Argentina, estarão isentos da tarifa de pedágio. A pauta foi aprovada nesta segunda-feira (19), durante reunião entre o Ministério dos Transportes e a Delegação de Controle e Comissão Mista da Argentina e Brasil (Comab/Delcon).

A medida beneficiará principalmente estudantes que necessitam atravessar a ponte diariamente para frequentar instituições de ensino nas regiões de São Borja, no Rio Grande do Sul, e em São Tomé, na Argentina. Com a isenção da tarifa de pedágio, espera-se que os estudantes e residentes locais tenham um incentivo para continuar utilizando a ponte como rota de acesso, contribuindo para a economia local e fortalecendo os laços entre as duas cidades fronteiriças.

“Essa medida representa uma conquista significativa para a comunidade local e reforça a importância da ponte como um ponto de conexão vital e de integração entre os dois países”, explicou Viviane Esse, secretária Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes.

Prorrogação da concessão

Com conclusão programada para agosto, o Ministério dos Transportes trabalha ativamente para prorrogar o contrato de concessão. “Queremos garantir a continuidade das operações, pois é uma concessão fundamental, principalmente em tempos de desembaraços alfandegários, além de ser estratégica para assegurar a manutenção e o desenvolvimento da infraestrutura do Rio Grande do Sul e para garantir a segurança e a comodidade dos usuários”, concluiu Viviane Esse.

 

Anterior Aprovada abertura de consulta pública para terminal em Santana
Próximo ANTAQ e GIZ assinarão memorando de entendimento para fomentar iniciativas sustentáveis