Vice-Almirante da Marinha visita Porto de Itajaí


?

Novo Projeto de Sinalização Náutica e autorização para demolição e remoção de casco soçobrado estiveram em pauta.

Com o objetivo de conhecer as estruturas que o Porto de Itajaí oferece, através de seu Complexo Portuário, nesta quinta-feira, 23, militares da Marinha do Brasil estiveram cumprindo um roteiro na Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, e na oportunidade fizeram uma visita à sede da Superintendência do Porto de Itajaí.

A comitiva foi recepcionada pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, Assessor de Direção – Héder Cassiano Moritz, Gerente de Projetos e Diretor Técnico – André Pimentel, e o Assessor Jurídico Dr. Fábio da Veiga.

 Entre os membros da Marinha do Brasil, destaque pela presença dos militares, Vice-Almirante, Roberto Gondim Carneiro da Cunha (Diretor de Portos e Costas), Capitão de Mar e Guerra, Emerson Gaio Roberto (Capitão dos Portos), Capitão de Fragata – Thales da Silva Barroso Alves (Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí), e o Comandante Marcos Aurélio Ferreira Dias, (Capitão de Corveta e Encarregado de Tráfego Aquaviário da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí).

Inicialmente, o Superintendente Marcelo Werner Salles, fez uma apresentação do Complexo Portuário de Itajaí e nela destacou pontos relevantes sobre o histórico do Porto e as diversas ações estruturantes realizadas nos últimos anos e principalmente desta atual gestão.

Entre os principais assuntos citados aos militares, destaque para os avanços e estatísticas que o Porto de Itajaí vem apesentando no atual cenário econômico do Estado de Santa Catarina e Brasil, trabalhos de dragagem de restabelecimento de aprofundamento do canal de acesso ao complexo (14 metros), obras da bacia de Evolução, futuras escalas de navios cruzeiros MSC para a temporada 2019/2020, plano estratégico de expansão portuária, reforço e realinhamento nas obras dos berços 3 e 4, Projeto Borda D’Água (Porto Cidade), ampliação do projeto climático em parceria com os governos da Alemanha e de Santa Catarina, atual situação Poligonal do Porto Organizado, contrato de arrendamento não operacional da Marina Itajaí, melhorias e infraestrutura, alienação de áreas portuárias (CIS e CCP), atual situação administrativa e financeira, entre outros tópicos.

Ainda durante o encontro, a diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí, destacou o bom relacionamento que a Autoridade Portuária de Itajaí sempre teve com a Autoridade Marítima, e fez ainda duas solicitações ao Vice-Almirante Roberto e demais membros da Marinha.

A primeira reivindicação é quanto ao pedido de autorização para estabelecimento de nova sinalização náutica do acesso aquaviário ao Porto de Itajaí, cuja necessidade do novo balizamento será fundamental para o término das obras da nova Bacia de Evolução e dragagem de alargamento ao canal de acesso e atingimento das cotas de projeto.

A segunda solicitação tem por objeto o pedido de autorização para demolição e remoção do casco soçobrado do navio “Pallas”, que está localizado na parte interna da Foz do Rio Itajaí-Açu, junto ao molhe norte. Com a liberação do casco do navio haverá como dar continuidade aos trabalhos de readequação do canal de acesso aquaviário ao porto.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles destacou através da Autoridade Portuária, a ótima relação que sempre teve com a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha do Brasil), e agradeceu pelo auxilio que sempre tiveram:

“Em menos de um mês fomos agraciados em três encontros com os oficiais da Marinha do Brasil aqui em Itajaí. Primeiro tivemos a honra de receber a visita do comandante Thales da Silva Barroso Alves, que é o novo Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, e do comandante Alekson Porto, que foi transferido para o Estado do Rio Grande do Sul. Recentemente tivemos a visita do Almirante de Esquadra, Paulo Cezar de Quadros Küster e do Vice-Almirante, José Renato de Oliveira que atua no 5º Distrito Naval, e hoje recebemos a ilustre visita do Vice-Almirante e Diretor de Portos, Roberto Gondim Carneiro da Cunha. Aproveitamos o momento e fizemos duas importantes solicitações, pois são processos que já estão recebendo atenção pela Marinha, e acredito que se forem atendidos com celeridade, mais rápido poderemos implantar esses eventos que são fundamentais para as obras da nova Bacia de Evolução”, afirmou Salles.

O Vice-Almirante e Diretor de Portos, Roberto Gondim Carneiro da Cunha, acompanhou todos os detalhes da apresentação e ficou impressionado com as obras estruturantes que o Porto de Itajaí vem apresentando à sociedade. Acima de tudo, deu ênfase e acenou positivamente quanto as solicitações feitas pela diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí:

“Estou muito feliz com o que pude ver hoje aqui em Itajaí. Parabenizo a todos que fazem parte do Complexo Portuário e desejo sucesso frente aos desafios que estão por vir. Também gostaria de informar que a Marinha do Brasil sempre será parceira no que tange ao progresso de uma cidade. Aguardo os encaminhamentos feito pela Autoridade Portuária de Itajaí e certamente colaboraremos para que estas obras de fato sejam realizadas com o nosso total apoio, pois precisamos sempre estreitar um bom relacionamento”, comentou o Vice-Almirante e Diretor de Portos, Roberto Gondim Carneiro da Cunha.

Através de Ofícios, ambas as solicitações serão encaminhadas ainda nesta semana e endereçadas ao Distrito Naval da Marinha do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Ao término da reunião, a comitiva de militares da Marinha foi convidada pela Diretoria da Superintendência a conhecer de perto as dependências internas do Porto de Itajaí.

Anterior Multilog inaugura CD para produtos inflamáveis no Paraná
Próximo Porto do Rio Grande conta com novo guindaste para até 100 toneladas