Logistique 2025 consolida protagonismo na logística nacional


A edição 2025 da Logistique e do fórum técnico Logistique Summit encerrou nesta quinta-feira (14) consolidada como um dos principais encontros de logística do Brasil e o maior da região Sul. Realizado no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú, o evento recebeu mais de 15,2 mil visitantes entre os dias 12 e 14 de agosto. A próxima edição já está confirmada para 11 a 13 de agosto de 2026.

Para o CEO da Logistique, Leonardo Rinaldi, o resultado superou as expectativas. “Foi um evento surpreendente em volume de público. A curadoria das palestras e a programação como um todo foram muito bem validadas, com temas diversificados e atuais”, avaliou. Ele destacou a presença de empresas de apoio à navegação, portos catarinenses e outros players estratégicos como patrocinadores, expositores e debatedores no fórum.

Rinaldi revelou que, para 2026, a feira ganhará áreas específicas voltadas à intralogística e segmentações setoriais que reforcem o papel do evento como espaço de soluções conjuntas para os desafios da logística brasileira.

O CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten, participou de painéis e ressaltou a importância do encontro. “Foi uma oportunidade valiosa para apresentar como o Porto Itapoá tem contribuído para ampliar a capacidade logística de Santa Catarina. A região Nordeste do Estado é um motor industrial e logístico, e o porto atua como facilitador do comércio exterior, fortalecendo a competitividade das empresas locais”, disse.

Na visão do presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverson Elias Vieira, a Logistique abre debates fundamentais, como o da logística de grãos, setor que representa grande fatia do comércio exterior brasileiro. “É um canal para que os portos mostrem seu potencial no competitivo mercado portuário e internacional”, afirmou. A opinião é compartilhada por Christiano Lopes de Oliveira, presidente do Porto de Imbituba, que reforçou a relevância dos debates para o setor de logística e comércio exterior.

O CEO do Terminal Portuário Santa Catarina (TESC) Fábio Mota, destaca o protagonismo do evento para o setor logístico como um todo, bem como a importância da abordagem da temática escolhida para o fórum técnico Logistique Summit. No painel “Desenvolvimento da Logística de Grãos na Região Sul”, ele compartilhou a experiência do TESC, localizado dentro do Porto de São Francisco do Sul, para atrair carga do setor agrícola de três regiões do país. Com a versatilidade de um terminal multipropósito, o TESC busca a máxima ocupação dos berços com eficiência no planejamento.

Transporte e inovação em destaque

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, também enalteceu o evento. “A feira e o fórum são ferramentas imprescindíveis para o aprimoramento do setor, seja pela diversidade de produtos e serviços, seja pela qualidade dos debates técnicos”, observou.

Para Ari Babaiolli, presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), a Logistique é um espaço estratégico para difusão de conhecimento e lançamento de soluções inovadoras. Durante o evento, o Badesc apresentou o Log4SC – Movimento Catarinense para a Logística 4.0, iniciativa voltada a impulsionar o desenvolvimento econômico e a eficiência do setor por meio de inovação, sustentabilidade e integração dos principais atores do ecossistema logístico.

Já o head de Logística da ArcelorMittal, Marcelo Campos, ressaltou a atualidade dos temas debatidos no Logistique Summit. “As pautas abordaram desde a logística interna das empresas até a operação porta a porta, sempre com uma curadoria muito alinhada às demandas do mercado global”, destacou.

Anterior Anglo American e Ferroport atingem marca histórica de 200 milhões de toneladas exportadas no Porto do Açu
Próximo MPor reabre consulta pública sobre cláusulas essenciais para contratos de transporte de longo prazo na cabotagem