A edição 2025 da Logistique e do fórum técnico Logistique Summit encerrou nesta quinta-feira (14) consolidada como um dos principais encontros de logística do Brasil e o maior da região Sul. Realizado no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú, o evento recebeu mais de 15,2 mil visitantes entre os dias 12 e 14 de agosto. A próxima edição já está confirmada para 11 a 13 de agosto de 2026.
Para o CEO da Logistique, Leonardo Rinaldi, o resultado superou as expectativas. “Foi um evento surpreendente em volume de público. A curadoria das palestras e a programação como um todo foram muito bem validadas, com temas diversificados e atuais”, avaliou. Ele destacou a presença de empresas de apoio à navegação, portos catarinenses e outros players estratégicos como patrocinadores, expositores e debatedores no fórum.
Rinaldi revelou que, para 2026, a feira ganhará áreas específicas voltadas à intralogística e segmentações setoriais que reforcem o papel do evento como espaço de soluções conjuntas para os desafios da logística brasileira.
O CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten, participou de painéis e ressaltou a importância do encontro. “Foi uma oportunidade valiosa para apresentar como o Porto Itapoá tem contribuído para ampliar a capacidade logística de Santa Catarina. A região Nordeste do Estado é um motor industrial e logístico, e o porto atua como facilitador do comércio exterior, fortalecendo a competitividade das empresas locais”, disse.
Na visão do presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverson Elias Vieira, a Logistique abre debates fundamentais, como o da logística de grãos, setor que representa grande fatia do comércio exterior brasileiro. “É um canal para que os portos mostrem seu potencial no competitivo mercado portuário e internacional”, afirmou. A opinião é compartilhada por Christiano Lopes de Oliveira, presidente do Porto de Imbituba, que reforçou a relevância dos debates para o setor de logística e comércio exterior.
O CEO do Terminal Portuário Santa Catarina (TESC) Fábio Mota, destaca o protagonismo do evento para o setor logístico como um todo, bem como a importância da abordagem da temática escolhida para o fórum técnico Logistique Summit. No painel “Desenvolvimento da Logística de Grãos na Região Sul”, ele compartilhou a experiência do TESC, localizado dentro do Porto de São Francisco do Sul, para atrair carga do setor agrícola de três regiões do país. Com a versatilidade de um terminal multipropósito, o TESC busca a máxima ocupação dos berços com eficiência no planejamento.
Transporte e inovação em destaque
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, também enalteceu o evento. “A feira e o fórum são ferramentas imprescindíveis para o aprimoramento do setor, seja pela diversidade de produtos e serviços, seja pela qualidade dos debates técnicos”, observou.
Para Ari Babaiolli, presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), a Logistique é um espaço estratégico para difusão de conhecimento e lançamento de soluções inovadoras. Durante o evento, o Badesc apresentou o Log4SC – Movimento Catarinense para a Logística 4.0, iniciativa voltada a impulsionar o desenvolvimento econômico e a eficiência do setor por meio de inovação, sustentabilidade e integração dos principais atores do ecossistema logístico.
Já o head de Logística da ArcelorMittal, Marcelo Campos, ressaltou a atualidade dos temas debatidos no Logistique Summit. “As pautas abordaram desde a logística interna das empresas até a operação porta a porta, sempre com uma curadoria muito alinhada às demandas do mercado global”, destacou.