Movecta fortalece operação de cargas refrigeradas com tecnologia ReefWatch e plataformas reefer energizadas


A Movecta, uma das maiores operadoras logísticos do país, acaba de anunciar a modernização das operações destinadas a cargas refrigeradas com a adoção da tecnologia ReefWatch, desenvolvida para controlar a temperatura de contêineres em tempo real. Além disso, a companhia também ampliou o acesso às cargas com a implementação de plataformas reefer energizadas que facilitam o acesso às cargas e a conexão dos dispositivos de monitoramento. A tecnologia ReefWhatch já está implantada em três operações da companhia: Guarujá (SP), Itajaí (SC) e Suape (PE).

Em um ambiente logístico cada vez mais exigente, o objetivo da Movecta é oferecer mais controle e precisão aos contêineres que exigem temperaturas específicas e, consequentemente, precisam ser monitorados de forma ininterrupta. Além de elevar o padrão de segurança das cargas frigorificadas, as novas soluções facilitam o monitoramento em tempo real e permitem atender com rigor aos mais exigentes setores e regulamentações. “Somos reconhecidos pela sólida experiência com cargas sensíveis e, aprimorando a infraestrutura de nossas operações, podemos garantir ainda mais segurança aos nossos clientes”, explica Roberto Teller, diretor de Operações da Movecta.

Antes da implementação do ReefWatch, o controle da temperatura dos contêineres refrigerados era realizado de forma manual e presencial. Os colaboradores precisavam se deslocar pelo pátio e utilizar PTA para acessar unidades acima da segunda altura da pilha e verificar as condições de cada contêiner. Esse processo demandava mais profissionais e tempo, além de apresentar limitações operacionais.

Automação para controle eficaz

Em média, cerca de 1,2 mil contêineres refrigerados entram e saem mensalmente das unidades da Movecta, volume que justifica o desenvolvimento e a adoção de soluções mais precisas, escaláveis e confiáveis. “A dependência de processos manuais em uma operação que exige rigorosos padrões de precisão sempre foi um dos principais gargalos da cadeia reefer”, afirma Teller.

A adoção do ReefWatch marca a transição para um novo patamar de gestão das cargas refrigeradas. Agora, as operações equipadas com a nova tecnologia contam com leitura automatizada e em tempo real das temperaturas, além do monitoramento contínuo de variáveis críticas, como oscilações no nível de umidade ou a falta de conexão com a energia elétrica que abastece os dispositivos.

Caso os padrões previamente determinados oscilem, o sistema gera alertas automáticos sempre que há desvios sensíveis, enviando notificações imediatas por e-mail, WhatsApp e na própria plataforma de acompanhamento a distância. Dessa forma, é possível que as equipes operacionais atuem de forma imediata, registrem as ocorrências e tomem as providências necessárias de forma rápida.

Além da monitoria, o sistema ReefWatch também permite a geração automática de relatórios com apenas um clique, ampliando a capacidade de análise e acompanhamento da operação. “Além de otimizar nosso recursos, o sistema nos gera um grande ganho de confiabilidade, tanto na rastreabilidade de dados e no acompanhamento das cargas, quanto na capacidade de uma resposta imediata diante de qualquer variação crítica”, destaca Teller.

Exclusivo monitoramento integrado em terminal alfandegado

A implementação do ReefWatch foi decidida após uma virtuosa fase piloto, iniciada ainda no primeiro semestre de 2025. Em setembro, o sistema entrou definitivamente em operação no terminal de Guarujá (SP), e um pouco depois a implementação foi feita nas operações de Itajaí (SC) e Suape (PE).

Atualmente, a Movecta opera os únicos armazéns alfandegados de Santos equipados com esse modelo de monitoramento integrado. No Guarujá, principal polo de cargas refrigeradas da companhia conta com mais de 500 unidades de ReefWatch para atender à demanda local. Nas unidades de Suape e Itajaí, cerca de 100 equipamentos monitoram as cargas operadas. “Nossa estratégia foi escalar a tecnologia para as unidades, garantindo redundância e padronização do monitoramento, independentemente do volume ou da localidade da operação”, explica Teller.

Plataformas reefer: projeto proprietário e sustentável

O desenvolvimento das plataformas reefer nasceu na própria Movecta para atender à necessidade de aprimorar o acesso aos contêineres e elevar o nível de segurança operacional. Com o apoio de parceiros da companhia, as novas plataformas foram desenvolvidas de forma sustentável, pois envolvem contêineres reaproveitados que já estavam em desuso.

As estruturas substituem o uso de cabos suspensos, oferecendo maior mobilidade aos operadores e reduzindo os riscos de choques elétricos, falhas de conexão e acidentes estruturais. Ao todo, cada plataforma reefer conta com 60 tomadas energizadas que são distribuídas em cinco níveis de altura – o que também amplia a capacidade de armazenamento das operações reefer.

Plano Movecta 2030

Os investimentos da companhia em novos equipamentos e soluções que asseguram ainda mais a capacidade de armazenamento estão diretamente ligados ao Plano Movecta 2030, que orienta a estratégia de crescimento da companhia para os próximos anos. Mais do que impulsionar o negócio, o plano tem como eixo central a máxima qualificação do atendimento aos clientes, oferecendo operações mais seguras, previsíveis e transparentes, capazes de reduzir riscos, preservar a integridade das mais sensíveis cargas para agregar valor ao longo de toda a cadeia logística.

“Ao integrar tecnologia, inovação e infraestrutura, a Movecta busca consolidar sua posição em segmentos estratégicos da logística nacional e ampliar a competitividade em um mercado cada vez mais exigente em termos de controle, confiabilidade e experiência do cliente”, finaliza Teller.

 

Anterior Exportadores de proteínas projetam US$ 1,4 bilhão em negócios após a Gulfood 2026, em Dubai
This is the most recent story.