Porto de Santos faz hackathon para integrar órgãos governamentais em planos de emergência


Prazo para inscrição em maratona que vai pagar o maior prêmio em dinheiro do Brasil foi prorrogado até 20 de novembro; Maior porto da América Latina, o Porto de Santos é responsável por 33 mil empregos, responde por um terço das trocas brasileiras com o exterior e registrou participação de 28% na balança comercial em 2018.

Foram prorrogadas para até 20 de novembro as inscrições para a Porto Hack Santos, uma maratona tecnológica que vai pagar R$ 60 mil para a equipe vencedora e R$ 12 mil para a vice-campeã, o maior prêmio em dinheiro já oferecido em hackathons no Brasil. A competição, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, terá 30 horas de duração, no Comfort Hotel, em Santos, litoral de São Paulo.

A maratona visa encontrar soluções tecnológicas em dois desafios. O primeiro é integrar as planos de emergência aos órgãos governamentais no Porto de Santos, para minimizar impactos dos sinistros aos trabalhadores, população do entorno e terminais. O segundo é reduzir o tempo de movimentação de cargas, a fim de diminuir custos para os terminais e recintos alfandegados, uma mudança que poderá gerar impactos positivos na economia nacional.

Dez equipes – Entre os inscritos serão selecionados 10 times, com seis participantes cada. As equipes participantes deverão ser multidisciplinares tendo obrigatoriamente que ser formados por seis tipos de especialistas: negócios (especialista do porto); marketing/vendas; product owner/service desing; desenvolvedor front end UX/UI; desenvolvedor backend e um especialista em blockchain, inteligência artificial ou IoT (internet das coisas).

O Porto Hack Santos, que é organizado pela Zero Treze Innovation Space, faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados – Abtra, com o objetivo de elevar a transformação digital do Porto de Santos a um novo patamar de inovação.

Um porto para o futuro: Além de premiar o maior valor em dinheiro já pago em hackathons no Brasil, o Porto Hack Santos tem outra iniciativa inédita: inclui uma ação social.

Denominado “Um porto para o futuro”, o projeto vai selecionar 60 filhos de trabalhadores de baixa do Porto de Santos, entre 10 e 16 anos, indicados pelos associados da Abtra, para o aprendizado de tecnologia oferecido pelo Instituto AmiGu, que leva educação tecnológica a crianças e adolescentes carentes com o objetivo de evitar que sejam excluídos do mercado de trabalho futuramente.

As aulas serão ministradas todos os sábados, entre fevereiro e julho de 2020. Será uma imersão em tecnologias exponenciais (Inteligência Artificial, IOT, robótica, cloud computing, sistemas operacionais, Integração de APIS).

Serviço:
Porto Hack Santos
Data: 6 a 8 de dezembro de 2019
Local: Comfort Hotel – Ponta da Praia
Av. Rei Alberto, 177-181 – Santos-SP
Mais informações e inscrições: www.portohacksantos.com.br
Saiba mais sobre:
Zero Treze Innovation Space: www.013is.com.br
Abtra: www.abtra.org.br

Anterior SCPar Porto de Imbituba lança Cartilha Butia catarinensis
Próximo ABTRA - 30 anos