Superintendência do Porto de Itajaí forma Comitê de Sustentabilidade


Os membros do Comitê receberam treinamento de leitura e interpretação da ISO 14001.

A Superintendência do Porto de Itajaí finalizou mais uma etapa para a implantação da ISO 14001. Durante o mês de fevereiro os membros do Comitê de Sustentabilidade receberam o treinamento de leitura e interpretação da norma.

O comitê será responsável por apoiar a Alta Direção na implantação da norma e atuar na conscientização dos demais servidores. O objetivo é que ele seja permanente e contribua com a implantação do Sistema de Gestão Integrada e das próximas certificações, como a ISO 9001.

“Participar desse treinamento foi muito importante para conhecer os requisitos exigidos pela ISO 14001, principalmente dentro do nosso contexto, que é muito complexo devido ao grande número de pessoas e áreas envolvidas. Por isso a formação do comitê é fundamental para suplantar essa fase, pois nossos colaboradores estarão preparados para essa certificação”, reforça Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto De Itajaí.

O curso, que teve duração de 16 horas, foi ministrado ao longo de quatro tardes nas dependências internas da Superintendência do Porto de Itajaí. Karoline dos Santos, Consultora e Diretora Administrativa Técnica da Companhia da Estratégia, responsável pela consultoria de implantação da ISO, ministrou o treinamento e destacou o interesse dos participantes em conhecer e entender a norma:

“A implantação da ISO 14001 será um processo de aprendizado para todos os envolvidos. Apesar de assustar um pouco, por causa das exigências e adequações necessárias para atender a norma, é um processo muito gratificante porque você trabalha com a conscientização das pessoas. É olhar para as nossas ações e avaliar o quanto elas estão impactando o ambiente e partir disso mudar o nosso comportamento”.

A próxima etapa será um cronograma de adequação de algumas atividades e, em paralelo, a conscientização das equipes interna, colaboradores e de todas as pessoas que exercem alguma atividade que esteja sobre o controle da organização, assim como de toda a comunidade do entorno.

Para podermos fazer a auditoria de certificação precisamos adequar toda a parte documental e gerar evidências que as normas estão sendo cumpridas. É um processo que precisa ter coerência, primeiros comunicamos o que estamos fazendo, na sequência implantamos todas as exigências, as pessoas praticam e informam, ou seja, geram dados que depois serão analisados”, complementa Karoline.

Os membros do comitê receberão mais alguns treinamentos ao longo do processo de certificação. Um deles é o de formação de auditores, para que eles realizem auditorias internas e facilitem o processo de manutenção do Sistema de Gestão Ambiental e das ações previstas na política ambiental do Porto de Itajaí.

Anterior Sepetiba Tecon está apto para receber navios da classe New Panamax
Próximo Porto de Imbituba investe em monitoramento especializado para melhor planejamento no uso e distribuição de energia elétrica no porto