Aeroportos de Florianópolis e Vitória implantam sistema de energia renovável para aeronaves em solo


A busca por uma aviação mais sustentável é prioridade para a infraestrutura aeroportuária das concessionárias brasileiras. A Zurich Airport Brasil vai oferecer, nos Aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES), energia renovável para aeronaves em solo. Entre setembro e início de outubro, as maiores operadoras do Brasil – Azul, Gol e Latam – firmaram contrato com a administradora aeroportuária para utilizar o serviço.

A empresa implantou nos dois aeroportos um sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo, para contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com as estratégias de ESG da indústria da aviação. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).

Antes da implementação, era necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU) para manter o funcionamento. Ao eliminar o uso das GPUs e APUs, planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO₂ por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais no Aeroporto de Vitória.

O grupo suíço investiu R$ 21 milhões para instalar o sistema nas dez pontes de embarque de Florianópolis e nas seis pontes do terminal da capital capixaba. Segundo a empresa, até o final deste ano, o sistema chegará ao Aeroporto Internacional de Natal, com um novo aporte de quase R$ 6,8 milhões.

“Para sermos efetivos na contribuição com a agenda climática, precisamos transformar em ações nosso compromisso com o meio ambiente. O importante investimento feito pela Zurich Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e representa um avanço na nossa estratégia de ESG,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O programa conta com a adesão das principais companhias do país: Azul, Gol e Latam firmaram contrato com a administradora aeroportuária para usar o serviço desde o início do funcionamento. O projeto tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e da Associação Brasileira de Aeroportos (ABR).

“A jornada de descarbonização do setor aéreo é um compromisso amplo, que envolve companhias e aeroportos. Essa iniciativa da Zurich reflete a importância de ações complementares, com efeito, imediato, para que o setor possa atingir o objetivo de neutralização de emissões até 2050. No caso das aéreas, a jornada de descarbonização também inclui medidas como a revisão de rotas para ganho de eficiência e incentivo ao uso do SAF (Sustainable Aviation Fuel) no longo prazo,” afirma a presidente da Abear, Jurema Monteiro.

Segundo o CEO da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério Carvalho, “o compromisso dos aeroportos brasileiros concedidos com a sustentabilidade da aviação não só é reconhecido nas diversas premiações de entes regulados, em âmbito nacional e internacional, mas também nos investimentos realizados a médio e longo prazo pelas concessionárias, por meio dos contratos de concessão, que priorizam, de forma perene, ações sob a ótica da agenda ESG nos aeroportos nacionais”.

Foto: Vosmar Rosa

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