Angelino Caputo, Diretor-Executivo da ABTRA, e Elber Justos, Presidente do CAMPS, falam sobre o Porto Hack Santos 2023, no lançamento do evento no último dia 28 de setembro.


HACKATHON NO PORTO DE SANTOS VAI REUNIR COMPETIDORES DE COMUNIDADES CARENTES
O evento, que será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, reforça as práticas de ESG das empresas associadas da ABTRA
Consagrado no calendário anual de eventos do setor portuário, o Porto Hack Santos 2023 trará a particularidade de estar alinhado às melhores práticas de ESG (Responsabilidade Social, Ambiental e Governança) adotadas pelas empresas associadas da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados). Isso porque desta vez os 50 competidores serão jovens, com idade entre 18 a 22 anos, vindos de comunidades carentes e participantes do projeto ‘Aprendiz do Futuro, do CAMPS Santos (Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social).
Desde agosto eles estão passando por um processo de capacitação em Inteligência Artificial, gestão de startups e desenvolvimento de soluções em TI, e ao final do evento estarão disponíveis para possível contratação como aprendizes pelas empresas filiadas da ABTRA.
O Porto Hack Santos 2023 vai começar no sábado (9/12) de manhã, quando a equipe organizadora divulgará os desafios que serão enfrentados pelos 10 times competidores. Aí começa a maratona de 30 horas seguidas, que atravessa a madrugada de sábado e vai até o domingo (10/11) à tarde, quando um representante de cada time competidor tentará “vender” a solução desenvolvida para uma banca de jurados e para o público, numa apresentação de no máximo três minutos e conhecida como pitch.
Além disso, durante toda a maratona as equipes recebem mentoria de um grupo de profissionais para ajudá-los no desenvolvimento da solução. Especialistas nas ferramentas que serão utilizadas para desenvolver a solução do desafio escolhido e também na relação porto-cidade, esses mentores ficam à disposição dos competidores para serem acionados a qualquer momento.
Segundo o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, a inclusão sociodigital é “a grande pegada” do Porto Hack Santos 2023. “Seguindo o modelo dos nossos hackathons anteriores, desta vez as mulheres também terão 50% de participação garantida. Dessa forma, queremos contribuir com as práticas de sustentabilidade dos nossos associados e reforçar a comunicação do setor com a cidade de Santos”.
Encarregado de ministrar o curso de formação dos competidores, o CEO Marco Riveiros, do AmiGU, adianta: “É impressionante o retorno positivo desses jovens aos conteúdos que estamos discutindo nos últimos meses. “Para eles, a chance de poder ingressar como aprendizes e a possibilidade de seguir carreira no mercado portuário é a grande motivação, até mesmo maior do que a premiação de notebooks para o time campeão”.
Serviço:
Porto Hack Santos 2023
Data: 9 e 10 de dezembro de 2023
Local: CAMPS Santos (Avenida Washington Luís, 2, Santos)
Apresentação dos pitches (aberta ao público): 10 de dezembro, às 17 horas

Anterior Logística do gigante Grupo Boticário será case no Workshop de Logística, Soluções e Tendências – Edição Itajaí
Próximo Quatro arrendamentos simplificados são autorizados para leilão pela ANTAQ