‘Carro voador’ elétrico chinês realiza seu primeiro voo público em Dubai; assista


A XPeng Aeroht, maior empresa de carros voadores da Ásia e afiliada da Xpeng, apresentou sua primeira máquina elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), comercializada como um “carro voador”. A estreia ocorreu na última segunda-feira (10), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante a GITEX GLOBAL 2022, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.

Esta foi a primeira exibição pública do modelo XPENG X2, após concluir a avaliação de risco de operações específicas e obter uma permissão especial de voo da Autoridade de Aviação Civil de Dubai (DCAA). O curto voo foi testemunhado por 150 convidados, incluindo representantes do Consulado Chinês em Dubai, Câmara de Comércio Internacional de Dubai, DCAA, Departamento de Economia e Turismo de Dubai, Dubai World Trade Center e mídia global.

“A exibição pública do XPENG X2 em Dubai representa um marco significativo para a XPeng Aeroht e a conquista internacional de carros voadores. Dubai é uma “Cidade da Inovação” de renome mundial, razão pela qual decidimos realizar o primeiro evento de voo público do X2 aqui. O voo de hoje é um passo importante na exploração da mobilidade futura da XPENG“, Disse Brian Gu, Brian Gu, presidente da XPeng Aeroht.

O primeiro voo público do XPENG X2 foi apoiado pela Câmara de Comércio Internacional de Dubai, que esteve envolvida em todo o processo desde o lançamento do projeto, prestando consultoria estratégica à XPeng Aeroht. O presidente e CEO interino da Câmara, Hassan Al Hashemi, participou do evento e citou em seu discurso:

O primeiro voo público global do carro voador X2 mudará o jogo da mobilidade futura. O carro voador é o epítome da ambição, inovação e visão orientada para o futuro que sempre inspirou Dubai e sua liderança. Hoje, testemunhamos um momento histórico que definirá os próximos 50 anos”.

Sobre o carro voador elétrico

O XPENG X2 adota um cockpit fechado com um design minimalista em forma de gota e uma aparência de ficção científica que considera a aerodinâmica de alta eficiência para obter o melhor desempenho em voo. Para reduzir o peso, o XPENG X2 possui uma estrutura completa em fibra de carbono.

A aeronave possui dois lugares. Não produz emissões de dióxido de carbono durante o voo e será adequado para futuros voos urbanos de baixa altitude, sendo ideal para viagens de curta distância, como passeios turísticos e transporte médico.

Durante o voo autônomo, os passageiros podem desfrutar de uma experiência segura e inteligente com operações simples de partida, retorno e pouso ao toque de um botão. O modelo é equipado com dois modos de condução: manual e autônomo.

Fonte: Aeroin

 

Anterior CNI eleva para 3,1% projeção de crescimento do PIB em 2022
Próximo Complexo do Pecém apresenta HUB de Hidrogénio Verde nos Estados Unidos