China desenvolve novos tanques de combustíveis para foguetes e melhora capacidade de lançamento


A China desenvolveu dois novos protótipos de tanque  de combustível para foguetes que podem ajudar a reduzir o peso dos foguetes e melhorar a capacidade de lançamento, de acordo com a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC).

Os dois novos protótipos, desenvolvidos pela China Academy of Launch Vehicle Technology no CASC, têm ambos um diâmetro de 3,35 metros. Um é feito de liga de alumínio e lítio e o outro é feito de materiais compostos.

O tanque do foguete de liga de alumínio e lítio é 15% mais leve e 30% mais forte do que os tanques convencionais feitos de liga de alumínio e cobre. Ele passou por vários testes e mostrou bom desempenho, e atendeu inicialmente aos requisitos para aplicação de engenharia.

Espera-se que seja usado para uma série de foguetes portadores, melhorando a eficiência estrutural e capacidade de carga dos foguetes Long March-5, Long March 7, Long March 8 e outros foguetes. Também estabelecerá uma base para o desenvolvimento de foguetes pesados ​​com diâmetros maiores e a nova geração de foguetes tripulados.

O protótipo do tanque de combustíveis para foguete feito de materiais compostos será usado principalmente em ambientes de oxigênio líquido. Em comparação com os tanques para foguetes feitos de metal, é cerca de 30% mais leve e tem melhor força e resistência. Ele também tem as vantagens de menos processos de produção e um ciclo de produção mais curto, o que ajudará a reduzir o custo dos foguetes.

De acordo com o CASC, atualmente, os pesquisadores estão realizando uma série de testes e avaliações no tanque.

Fonte: China2Brazil

 

Anterior Dia do Portuário destaca desempenho dos trabalhadores em Paranaguá
Próximo Cidades do interior e capitais fora do eixo Rio-SP-BH ganham força no Índice de Cidades Empreendedoras