​​China lidera desenvolvimento ferroviário de alta velocidade no mundo


A China conseguiu construir a maior e mais moderna rede ferroviária de alta velocidade do mundo. Marcado pela conclusão e operação da primeira ferrovia interurbana da China com velocidade projetada de 350 km/h em 2008, muitos trens de alta velocidade foram construídos e colocados em operação. Especialmente desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC), o desenvolvimento do trem de alta velocidade do país entrou com uma produção anual média de 3.500 km. A velocidade do desenvolvimento e a alta qualidade surpreenderam o mundo.

Quilometragem operacional mais longa do mundo

Até final de 2021, a milhagem operacional de trens de alta velocidade da China ultrapassou os 40 mil quilômetros, representando mais de dois terços da milhagem total de trens de alta velocidade do mundo; dos quais 15.700 km operados por trens de alta velocidade a velocidades entre 300 e 350 km/h, 39%; os trens de alta velocidade, com velocidades entre 200 e 250 km/h, operam 24.400 km, ou 61%.

Velocidade de operação comercial mais rápida do mundo

O país tornou-se o único país do mundo a atingir a operação comercial de trens de alta velocidade a 350 km/h, criando uma referência mundial na operação comercial de trens de alta velocidade, mostrando ao mundo a “velocidade chinesa” da forma mais intuitiva.

O nível de acesso à rede operacional é o mais alto do mundo; Do campo de neve de Linhai para Jiangnan, do deserto Gobi para a costa do Mar Oriental, o trem de alta velocidade da China atravessa grandes rios e lagoas, atravessa altas montanhas e picos elevados, a rede de trem de alta velocidade de “quatro linhas leste-oeste (horizontais) e outras quatro norte-sul (verticais)” foram formadas, e o plano “Oito Verticais e Oito Horizontais” está sendo desenvolvida, 99% das cidades com mais de 200.000 habitantes do país alcançam a cobertura da rede ferroviária, 94,9% dos municípios com mais de 500 mil habitantes do país possuem cobertura ferroviária de alta velocidade.

A ferrovia de alta velocidade do plano “Oito Verticais e Oito Horizontais” está prestes a ser finalizada. De acordo com a versão 2016 do Plano da Rede Ferroviária de Médio e Longo Prazo da China, o tamanho total das principais vias ferroviárias de alta velocidade do plano “Oito Verticais e Oito Horizontais” é de cerca de 45.000 km. Até o final de agosto deste ano, 34.400 km foram construídos e colocados em operação, representando 76,6%; foram iniciados 0.53 milhões de km em construção, ou seja, 11,7%. As linhas de Pequim-Xangai, Pequim-Hong Kong-Macau, via expressa Qingyin, Corredor Econômico da Nova Ponte Continental da Eurásia, ferroviária de alta velocidade de Xangai-Kunming e a passagem ferroviária de alta velocidade de Guangzhou-Kunming foram interligadas.

Atualmente, a China forma um sistema completo de tecnologia de trem de alta velocidade que abrange três áreas: construção de engenharia de trem de alta velocidade, fabricação de equipamentos, operação e gestão. O nível de tecnologia de trem de alta velocidade em geral entrou nas fileiras avançadas do mundo e em algumas áreas alcançou o nível de liderança mundial.

Em termos econômicos, o preço médio do bilhete dos trens de alta velocidade é de cerca de um terço a um quarto do dos outros países. Durante o 13º Plano Quinquenal, os trens de alta velocidade da China acumularam receitas tarifárias de 11.044,47 bilhões de yuans, a proporção das receitas do transporte ferroviário de passageiros aumentou de 53% em 2015 para 78% em 2020.

De acordo com o estudo 2019 do Banco Mundial, embora a proporção de pontes e túneis elevados nas linhas de trem de alta velocidade da China seja alta, o custo médio de construção da rede de trem de alta velocidade é de apenas dois terços do de outros países. A taxa de retorno econômico da rede de trens de alta velocidade é positiva e há razões para otimismo sobre a viabilidade econômica de longo prazo das linhas principais de trem de alta velocidade da China.

O passo crítico para alcançar a liderança

Em 2003, a ferrovia de passageiros Qinhuangdao-Shenyang foi colocada em operação, como o “campo experimental” da construção ferroviária de alta velocidade da China. Em 2005, a ferrovia intermunicipal Pequim-Tianjin começou a ser construída, tornando-se a primeira ferrovia de alta velocidade com uma velocidade projetada de 350 km/h na China. Em 2011, a linha ferroviária de alta velocidade Pequim-Xangai foi inaugurada, como a mais longa do mundo.
Trem de alta velocidade chinês
Em 2016, a China confirmou que o comprimento de sua rede ferroviária alcançaria 150.000 km até 2020, incluindo 30.000 km de trem de alta velocidade.

“O desenvolvimento da ferrovia de alta velocidade na China é o resultado de várias gerações de ferroviários chineses perseguindo seus sonhos juntos”, disse Sun Shuli, vice-gerente geral e engenheiro-chefe da China Railway Design Group Co., LTD.

Lançar as bases para os padrões de trem de alta velocidade da China

Todos os elos, processos e tecnologias envolvidos no projeto dão pleno jogo à sabedoria, inovação e persistência daqueles que trabalham no setor. A China se tornou um dos países de elaboração do padrão internacional ISO de fixação com seu ranking tecnológico entre os mais avançados do mundo.
Avanços para o trem de alta velocidade
Zhao Hongwei é o principal pesquisador da China Academy of Railway Sciences Corporation Limited. Ele liderou uma equipe para estudar o sistema de controle da rede ferroviária, o “cérebro” do trem-bala. Zhao e seus colegas descobriram que o trem tinha que percorrer 600.000 quilômetros antes de poder circular à velocidade de 350 quilômetros por hora.

Depois de mais de 20 anos de pesquisa minuciosa, a China Railway Design Group Co., LTD. aplicou a tecnologia de levantamento e mapeamento por radar a laser, bem como a tecnologia de sensoriamento remoto para levantamento e investigação em larga escala, e desenvolveu independentemente software de projeto, tecnologia da informação e tecnologia de projeto colaborativo tridimensional. Isso não apenas melhora a eficiência do trabalho, como reduz muito a intensidade de mão-de-obra no local de trabalho do pessoal técnico.

A China tem a maior velocidade de testes do mundo, o primeiro trem de alta velocidade do mundo a atravessar uma região alpina de solo gelado sazonal, e o trem de alta velocidade com a maior quilometragem do mundo, cruzando zonas temperadas e subtropicais, vários terrenos e geologias e muitos sistemas de água.

Desenvolvimento do trem de alta velocidade impulsiona a economia regional

De acordo com as estatísticas, foram feitas 2,98 bilhões de viagens de passageiros durante os 40 dias de pressa do Festival da Primavera em 2019. Os bilhetes vendidos em todo o país em um ano poderiam circular na terra sete ou oito vezes se fossem colocados em uma fila.

Nos últimos anos, as linhas Pequim-Xangai, Pequim-Guangzhou e Tianjin-Qinhuangdao foram abertas sucessivamente, e a linha de alta velocidade Pequim-Shenyang está em construção.

O transporte mundial precisa de soluções chinesas

De acordo com um relatório sobre o desenvolvimento ferroviário de alta velocidade da China divulgado pelo Banco Mundial em 2019, a quilometragem ferroviária de alta velocidade da China excede o resto do mundo em conjunto. As tarifas ferroviárias de alta velocidade da China são as mais baixas, e os custos de construção são cerca de dois terços dos custos em outros países.
Trem de alta velocidade: transporte mundial precisa de soluções chinesas
Os dados indicam que os Estados Unidos lideram o mundo no transporte de carga, mas sofrem com o tráfego de passageiros. A UE, desde 2000, forneceu 23,7 bilhões de euros para a construção ferroviária de alta velocidade; entretanto, devido à falta de uma estratégia estável de desenvolvimento ferroviário de alta velocidade, a construção enfrenta muitos problemas.

Sob a orientação da Belt and Road Initiative, a ferrovia da China tornou-se global para compartilhar os frutos de sua construção e desenvolvimento com o resto do mundo.

O primeiro projeto de infraestrutura de transporte sob o Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC) foi lançado oficialmente em Lahore, Paquistão. Para o projeto, as empresas chinesas empregaram mais de 1.860 funcionários locais, o que promoveu o emprego na comunidade local e aumentou a renda.

A ferrovia de alta velocidade Moscou-Kazan serve como um grande projeto estratégico de cooperação China-Rússia e os dois países chegaram a um consenso básico sobre o uso de tecnologia e equipamentos chineses.

Os trens de carga China-Europa formaram um mecanismo internacional de operação de trens de carga através da cooperação multinacional. No final de 2018, os trens de carga China-Europa haviam conectado 108 cidades em 16 países da Eurásia.

As redes ferroviárias construídas pelo povo chinês estão se estendendo continuamente ao longo do cinturão e da estrada, compartilhando os frutos do desenvolvimento ferroviário de alta velocidade da China com o mundo. Os trens expressos China-Europa transportavam produtos chineses para outros países, e o círculo de amigos da China se expandiu.

Fonte: The Paper e China2Brazil

 

 

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