Comitiva paranaense faz a rota dos passageiros para embarque no navio da Royal Caribean, em Miami


A comitiva paranaense que participa da Seatrade Cruise Global 2024, em Miami (EUA), participou de uma atividade prática nesta quarta-feira (10). O secretário do Turismo, Márcio Nunes, o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, e o diretor da Portos do Paraná, André Pioli, fizeram o trajeto que os passageiros percorrem ao embarcar no navio de Cruzeiros da Royal Caribbean, um dos mais luxuosos do mundo.

O trajeto foi percorrido ao lado do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que também acompanha a agenda da Embratur em Miami. A Seatrade Cruise Global 2024 é considerada uma das maiores do mundo voltada para empresas ou organizações que buscam fazer negócios com o mercado internacional de cruzeiros. A feira teve início na última segunda-feira (08) e termina nesta quinta-feira (11), com uma extensa agenda da comitiva paranaense.

O diretor da Portos do Paraná, André Pioli, afirmou que a empresa busca melhorias para continuar no atuando na recepção de navios de cruzeiros. “Nessa primeira temporada, vimos que as pessoas de Paranaguá tiveram novas oportunidades e buscamos ainda mais. A vontade do nosso governador é fazer uma Concessão de espaço para fazer um Terminal de Passageiros para o mercado de cruzeiros”, afirmou.

“Estamos fazendo uma incursão e aprendendo com a expertise do Porto de Miami nesse segmento do turismo”, afirmou o secretário Márcio Nunes. No Terminal da Royal Caribbean, eles percorreram todo o trajeto desde a chegada do passageiro, deixando a bagagem para a companhia, o local de check-in, a passagem pelos equipamentos de segurança, até o saguão onde aguardam para embarcar ao navio.

A experiência é para conhecer o atendimento ofertado aos passageiros para que tenham a melhor viagem possível. O trajeto foi feito em um dos terminais do Porto de Miami, pertencente à empresa Royal Caribbean, que 37 navios em sua frota. Entre eles estão embarcações que conquistam prêmios pelo design inovador, atrações inéditas, gastronomia e acomodações de nível internacional.

A empresa possui o navio com o tobogã mais alto e também é reconhecida pelos conceitos culinários que remetem a lugares como Japão, Itália e País das Maravilhas. Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o Estado recebeu turistas nacionais e internacionais vindos em navios de Cruzeiros pela primeira vez nesta última temporada de verão.

O ministro Celso Sabino afirmou que o Governo Federal está atuando fortemente para aumentar o número de leitos de cruzeiros no Brasil na próxima temporada. “O mercado norte americano é o que tem as maiores partidas nesse segmento. São aproximadamente 31 milhões de cruzeiristas no mundo, sendo 16,9 milhões norte-americanos, ou seja, mais da metade estão nesse mercado onde acontece a feira”, afirmou.

NO PARANÁ – O secretário Márcio Nunes destacou, ainda, os resultados da primeira participação do Estado no segmento do turismo náutico com navios de cruzeiros. “Recebemos no Porto de Paranaguá mais de 24 mil turistas, o Paraná começou esse ano para o ramo de cruzeiros e foi uma mudança muito grande no Litoral. Um conjunto de ações resultou no aumento de 51,3% no número de turistas internacionais no Estado”, disse. O secretário se refere aos dados divulgados no Boletim de Dados Turísticos. O número de turistas internacionais no Estado em 2023 foi de 791,504 contra 522,832 em 2022.

SEATRADE – Em Miami, a comitiva paranaense também se reuniu com a Clia (Cruise Lines International Association), entidade sem fins lucrativos, fundada em 2006, com o objetivo de atuar na regulamentação, promoção e expansão da atividade voltada ao turismo de navios.
Para buscar novas parcerias e prospectar a vinda de outras operadoras de navios, estão incluídas na agenda reuniões com as empresas Armadoras Holland America Cruise, Norwegian Cruise, Carnival Cruise, AIDA Cruise, e Princess Cruise.

Outras reuniões foram com a Triple A ou AAA (que atua em 15 estados americanos e tem escritórios em diversas cidades); e a Kensington Tours (que oferece passeios guiados personalizados e privados para mais de 100 países em todo o mundo). O objetivo é estreitar o relacionamento com operadoras.

No Consulado do Brasil em Miami, o Paraná firmou uma parceria com a Oxford Group, empresa americana que atua há 51 anos com foco na viabilização e ajuda para que corporações e empreendimentos tenham um melhor resultado nos seus negócios nos Estados Unidos. A cooperação prevê a disponibilização de um espaço no país americano para que o Estado possa guardar materiais de eventos a serem realizados e também um showroom para disponibilizar permanentemente os informativos sobre o Estado do Paraná.

 

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