Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes entra na rota dos gigantes


Mais seis escalas estão previstas para este mês

Definitivamente o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes está na rota das grandes embarcações que navegam na costa brasileira. Nesta quinta-feira foi a vez do armador MSC estrear com um dos seus gigantes. E são esperadas mais seis escalas de grandes navios ainda no mês de junho.

O MSC NITYA B, com 330 metros de comprimento (LOA) e 48,2 metros de largura (Beam), atracou na Portonave. A embarcação, com capacidade para transportar 12.217 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), movimentou 2.016 contêineres em 14h de operação. A produtividade média por equipamento foi de 37,9 mph (movimentos por hora). O navio zarpou nesta sexta pela manhã, navegando à ré até a nova Bacia de Evolução, girando e seguindo com destino a Buenos Aires, na Argentina.

A manobra só foi possível porque ficou pronta em janeiro, e homologada em abril, a nova área de manobras que possibilitou aos portos de Navegantes e Itajaí receber navios com mais de 306 metros de comprimento. A mobilização pela nova Bacia de Evolução iniciou em 2012 e foi concluída em janeiro deste ano. O Complexo está apto para receber navios de até 350 metros de comprimento por 48,50 de boca.

Receber navios maiores significa um ganho para a economia de toda a região. Para entender a importância da atividade portuária, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes é o segundo maior movimentador de contêineres do país, responde por 70% da balança comercial do Estado e 5% da balança comercial do país. Em Santa Catarina, as atividades do setor representam 27,2% do total de empregos, com 198,4 mil postos de trabalho, segundo a FIESC.

Anterior Apesar de pandemia, Itapoá dobra arrecadação em 2020
Próximo Webinar no dia 17/6 apresenta novidades da plataforma Mapa de Oportunidades da Apex-Brasil