Cresce venda de carne de frango a Emirados e Arábia Saudita


As exportações de carne de frango para os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita cresceram em janeiro em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (08) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). As vendas externas totais no período, contudo, foram menores em volume e em valor em comparação com janeiro de 2023.

Segundo o levantamento da ABPA, o Japão foi o principal importador de carne de frango do Brasil em janeiro, com embarques somando 40,1 mil toneladas, em alta de 6,4% sobre janeiro de 2023. Segundo maior comprador, os Emirados Árabes importaram 38,7 mil toneladas, com aumento de 7,5% em relação a janeiro do ano passado. A China, terceiro maior comprador, importou 38,4 mil toneladas, em queda de 36,2% na mesma base de comparação. No quarto lugar entre os clientes, a Arábia Saudita expandiu suas compras em 7,9%, para um total de 34,9 mil toneladas.

Em nota divulgada pela associação, o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua, afirmou que “apesar do quadro complexo em torno do Mar Vermelho, as nações do Oriente Médio seguem em destaque, com altas significativas nas importações”. Ainda segundo os números da ABPA, no consolidado de janeiro, as exportações somaram 404,9 mil toneladas, em queda de 3,8% em volume exportado. Em valores, os embarques no período somaram US$ 683,6 milhões, com retração de 20,2% em comparação com janeiro de 2023.

Foto: ©RODRIGO FONSECA/AFP

Anterior Ceará encerra participação na Fruit Logistica com perspectiva de novos negócios
Próximo ApexBrasil e parceiros buscam investidores para aumentar a produção nacional de fertilizantes