Descartes lança solução que permite acompanhamento da carga de forma automatizada


Uma nova solução que permite o acompanhamento completo e em tempo real da carga transportada pelo modal marítimo começa a contribuir para aprimorar a gestão do Comércio Exterior no Brasil e outros países da América Latina. Lançado em julho pela Descartes – líder global em soluções tecnológicas de logística e cadeia de suprimentos baseadas em nuvem – o Macro Point Ocean Traking permite a visibilidade da mercadoria de porta a porta através de conectividade com portos e terminais ao redor do mundo via satélite.

Com isso, segundo Helen Abdu, executiva de vendas da Descartes para a América Latina, é possível prever a data em que um determinado produto chegará ao seu destino final de forma automatizada. A ferramenta permite, por exemplo, que uma indústria importadora de matéria-prima faça a gestão produtiva em um cenário muito mais realista e acertado, verificando se a data prevista da chegada da carga será ou não cumprida.

“Com a atual escassez de espaço em navios em diferentes rotas marítimas, o Ocean Traking torna-se uma eficiente ferramenta de gestão para agentes de carga, importadores e exportadores, que fazem economia de tempo e de recursos humanos no acompanhamento da rota completa”, cita Helen. Uma ferramenta similar voltada ao setor aéreo deve ser lançada em breve pela Descartes.

Atuação global

Com sede em Waterloo, no Canadá, a Descartes é líder global no fornecimento de soluções sob demanda de software como serviço, focadas na melhoria da produtividade, desempenho e segurança de negócios de logística intensiva. Atualmente, 25 mil clientes em diferentes países do mundo são atendidos por uma equipe de aproximadamente 1,5 mil colaboradores. Com presença em todos os países da América Latina – onde tem escritórios no Brasil, Argentina e Uruguai – a empresa

Os clientes usam as soluções modulares de software como serviço para rotear, agendar, rastrear e medir os recursos de entrega; planejar, alocar e executar remessas; avaliar, auditar e pagar faturas de transporte; acessar dados comerciais globais; arquivar documentos aduaneiros e de segurança para importação e exportação; e concluir vários outros processos de logística participando da maior comunidade de logística multimodal colaborativa do mundo.

“As cadeias de suprimentos de hoje estão mais conectadas, complexas e se movem mais rápido do que nunca. Quer a empresa opere localmente ou globalmente, a Descartes ajuda a transformar digitalmente a maneira como o cliente trabalha para melhor atende-lo e responder às rápidas mudanças do mercado”, finaliza Gustavo Montes, vice-presidente de vendas para a América Latina da Descartes.

Anterior Avança processo de licitação do Moegão ferroviário do Porto de Paranaguá
Próximo ​​Primeira plataforma petrolífera offshore da Ásia, ‘Haiji-1’, entra em operação