Diretor-presidente da Portos do Paraná participa de assembleia mundial sobre transporte marítimo


O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, participa nesta quarta (24) e sexta-feira (26) da Assembleia Geral de Oslo, na Noruega. O evento é promovido pela Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC,) uma organização não política e sem fins lucrativos, que reúne especialistas internacionais em questões técnicas, econômicas e ambientais relacionadas ao setor. Garcia representa o Brasil, enquanto presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), junto com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery.

“O PIANC é um dos principais parceiros de governos e do setor privado na concepção, desenvolvimento e manutenção de portos, hidrovias e áreas costeiras. A associação reúne profissionais de todo o mundo para facilitar o crescimento do transporte marítimo”, destaca Luiz Fernando.

Essa é a primeira participação da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) na assembleia. O convênio entre as duas entidades foi firmado em 2022, quando a ABEPH e ANTAQ assinaram um Memorando de Entendimento com a PIANC. Em maio de 2023, foi formalizada a criação de uma Seção Nacional da Associação no Brasil. “Essas seções funcionam como um elo entre os membros qualificados da Associação em um determinado país e a sede da organização em Bruxelas. Sendo assim, é de responsabilidade da seção nacional atuar como intermediária entre órgãos gerenciais e técnicos da PIANC e os membros corporativos e individuais em seus países”, explica.

Conforme o documento, as instituições concordam em unir esforços para garantir o desenvolvimento e maior visibilidade ao setor aquaviário brasileiro diante do cenário internacional.

Na imagem, da esquerda para direita: Eduardo Nery, diretor-geral da ANTAQ; Francisco Esteban Lefler, presidente da PIANC; Geert Van Cappellen, secretário-geral da PIANC; Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná e presidente da ABEPH; e Alexandre Dal Fior de Figueiredo, chefe da Assessoria de Relações Internacionais na ANTAQ.

 

Anterior Reunião na Alemanha confirma adesão do Brasil ao ITF como membro permanente
Próximo Egípcia Oriental Fruits dobra exportações ao Brasil