EMAP mantém ISO 9001, do Sistema de Gestão da Qualidade


A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, recebeu recomendação para recertificação na ISO 9001, norma internacional que atesta a excelência do sistema de gestão da Qualidade de uma empresa, sem anotação de nenhuma não conformidade no relatório de auditoria. O anúncio foi feito nesta sexta (31), no auditório da EMAP, com a presença dos diretores de Operações, Jailson Luz; e de Administração e Finanças, Artur Léda Costa; a equipe da Gerência de Qualidade e colaboradores de diversas áreas da empresa.

Além da ISO 9001, a EMAP também é certificada nas ISOs 45001, 14001 e 27001, que conferem, respectivamente, grau de excelência aos sistemas de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança da Informação. Esse reconhecimento faz do Itaqui o único porto público do Brasil com quatro certificação ISO.

“É uma grande satisfação confirmar o quanto o nosso time está consciente de seu trabalho e dos procedimentos e processos, sempre com o olhar voltado para a melhoria contínua porque Qualidade nada mais é do que melhoria contínua. Ficamos orgulhosos por, mais uma vez, a auditoria concluir que o nosso Sistema de Gestão da Qualidade é robusto e em constante melhoria”, afirmou o diretor de Operações da EMAP, Jailson Luz.

O relatório de auditoria destacou o comprometimento da alta direção e dos colaboradores, os investimentos em infraestrutura e qualificação de pessoal, o alto nível técnico da equipe e a boa gestão de processos e manutenção. Segundo o auditor Fernando Vasquez, “é muito bom ver uma mentalidade e senso de propriedade numa empresa pública. Vejo aqui um exemplo de corporação eficaz, em que o ser o humano está no centro do negócio”. Ele destacou, além do comprometimento de todos os colaboradores, o fato de que todos os processos estão encaixados como uma engrenagem. “A EMAP está de parabéns, não só pela auditoria na área da Qualidade, mas também na segurança e meio ambiente. Eu estive nos berços e me senti muito seguro”, disse.

A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, única no Brasil integrada à Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras presentes em 150 países e o primeiro organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) no Brasil, a conceder certificados da Norma de Qualidade ISO 9001, dentro do Sistema Brasileiro de Certificação.

Política do Sistema de Gestão da Qualidade

Comprometida com a satisfação dos seus clientes e a excelência na prestação dos seus serviços, a EMAP mantém um Sistema de Gestão da Qualidade com foco nos seguintes princípios:

– Fornecer serviços de maneira consistente, que atendam às necessidades dos seus clientes;
– Identificar, controlar e minimizar os riscos que possam afetar a prestação dos serviços portuários;
– Garantir o cumprimento da legislação aplicável e dos requisitos determinados pelos clientes;
– Praticar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Anterior Portos do Paraná tem aval da Justiça, em decisões judiciais favoráveis, para avançar com processo de arrendamento da PAR50
Próximo Aeroporto Internacional de Navegantes espera movimento de 20% acima do normal para o feriado de Páscoa